Cisto dentígero: o que é e qual o tratamento

Cisto dentígero: O que é?

O cisto dentígero é um dos mais comuns cistos de desenvolvimento. Ele se origina da separação do folículo de uma coroa de dente incluso. Dente incluso é aquele que não consegue erupcionar (ou nascer) e ter sua adequada posição na arcada dentária.

Uma de suas características principais é que o cisto dentígero envolve a coroa de um dente incluso e se une ao dente bem na região da junção esmalte cemento.

Não se tem uma explicação fundamentada quanto ao seu surgimento. É provável que um acúmulo de líquidos entre estruturas da formação do dente como o epitélio reduzido do esmalte e a coroa do dente causem seu desenvolvimento.

Quais as características?

Os cistos dentígeros são mais frequentemente relacionados com os terceiros molares inferiores. Podem estar associados também a qualquer dente incluso por exemplo.

Radiografia Cisto Dentígero

Há relatos na literatura onde esta lesão foi encontrada também em caninos superiores, terceiros molares superiores e segundos pré molares inferiores.

Os cistos menores raramente apresentam sintomas e só são descobertos através de exames radiográficos de rotina. Podem aumentar de tamanho ocasionando expansão óssea. Quando estão em um tamanho muito grande podem ser confundidos com outras lesões como ameloblastoma e ceratocisto.



O exame radiográfico é fundamental para o diagnóstico da lesão apesar de muitas vezes não serem suficientes.

Qual o tratamento?

Imagem lesão cisto dentígero dente

Lesão após remoção cirurgica

O tratamento consiste na remoção total do cisto dentígero juntamente com o dente incluso.

Dessa forma em casos onde se verificar a possibilidade da erupção do dente, a lesão pode ser removida parcialmente. O acompanhamento pelo dentista é fundamental pois a ortodontia em muitos casos deve ser aplicada para auxiliar na erupção e posicionamento do dente no arco.

Se você ainda não extraiu os terceiros molares ou tem dúvidas se já extraiu ou não, procure seu dentista. Exames radiográficos de rotina são importantes para a descoberta precoce de certas lesões bucais que podem então ter uma solução imediata.

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018