Clareamento dental caseiro: Vantagens e Desvantagens

Clareamento dental caseiro

O clareamento dental caseiro é uma das técnicas mais utilizados desse tipo de tratamento. Os padrões de beleza acabam dando ao sorriso uma relevância enorme. O desejo dos dentes brancos e alinhados faz com que a busca por estes tratamentos estéticos sejam dessa forma constantes nos consultórios odontológicos.

As técnicas de clareamento começaram a se tornar mais comuns à partir dos anos 90. Inicialmente o peróxido de hidrogênio era utilizado mais causava muita sensibilidade por exemplo. Tempo depois o gel de peróxido de carbamida com uma concentração menor e utilizado por um tempo prolongado atingia os resultados esperados. Dentre os resultados esperados tinha-se não apenas  o clareamento dos dentes mas também uma sensibilidade muito menor.

Como funciona esta técnica?

O clareamento caseiro é aquele administrado pelo paciente com orientações do dentista. Este tipo de tratamento é o mais prescrito pelos cirurgiões dentistas com a utilização do gel de peróxido de carbamida ou hidrogênio. As concentrações do peróxido de carbamida podem ser de 10%, 16% e 22%. Já as concentrações do peróxido de hidrogênio para uso caseiro variam de 4 a 8%.

Após um exame clinico detalhado e o paciente estando apto ao tratamento é feita uma moldagem das duas arcadas. Em seguida, com um modelo em gesso são feitas as moldeiras que são entregues juntamente com o gel para o paciente.

Na moldeira, a face do dente que vai ser clareado recebe uma certa quantidade de gel e em seguida é adaptada na boca. Por isso, o ideal é realizar estes procedimentos em frente a um espelho. Casos de excesso de gel (extravasamento) podem ser removidos assim com leves bochechos com água.


É importante respeitar a quantidade de gel e tempo de aplicação conforme a orientação do dentista. Assim, diferentes concentrações necessitam diferentes tempos de permanência do gel em contato com os dentes.

clareamento dental caseiro

Clareamento bem feito gera ótimos resultados

Vantagens do clareamento dental caseiro:

  • Fácil aplicação e além disso, fácil compreensão pelo paciente;
  • Segura;
  • Conservadora;
  • Econômica;
  • Ótimos resultados;
  • Ótimo custo benefício;
  • Efeito mais duradouro;

Desvantagens:

  • Uso de moldeira pode ser um incômodo para alguns afinal;
  • É indispensável disciplina do paciente quanto ao tempo e frequência de uso;
  • Tempo de aplicação maior comparado ao clareamento de consultório. Portanto, pacientes ansiosos devem optar pelo tratamento em consultório ou ambas intercalados;
  • Pacientes com retrações de gengiva devem optar pelo tratamento em consultório. Dessa forma diminui o risco de sensibilidade exacerbada.

Referências:

  1. Haywood VB, Heymann HO. Nightguard vital bleaching: how safe is it? Quintessence Int. 1991 Jul; 22 (7):515-23.
  2. Cunha AGG, Vasconcelos AAM, Borges BCD, Machado CT, Santos AJS, Pinheiro, FHSL. Comparison of the clinical effcacy of at-home and in-offce bleaching. Int j dent clin. 2011 Jun; 3 (2): 1-4.

Para mais trabalhos científicos sobre o tema então clique aqui.

Nenhum Comentário

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018