O clareamento dental caseiro é uma das técnicas mais utilizados desse tipo de tratamento. Os padrões de beleza acabam dando ao sorriso uma relevância enorme. O desejo dos dentes brancos e alinhados faz com que a busca por estes tratamentos estéticos sejam dessa forma constantes nos consultórios odontológicos.
As técnicas de clareamento começaram a se tornar mais comuns à partir dos anos 90. Inicialmente o peróxido de hidrogênio era utilizado mais causava muita sensibilidade por exemplo.
Tempo depois o gel de peróxido de carbamida com uma concentração menor e utilizado por um tempo prolongado atingia os resultados esperados. Dentre os resultados esperados tinha-se não apenas o clareamento dos dentes mas também uma sensibilidade muito menor.
Como funciona esta técnica?
O clareamento caseiro é aquele administrado pelo paciente com orientações do dentista. Este tipo de tratamento é o mais prescrito pelos cirurgiões dentistas com a utilização do gel clareador de peróxido de carbamida ou hidrogênio. As concentrações do peróxido de carbamida podem ser de 10%, 16% e 22%. Já as concentrações do peróxido de hidrogênio para uso caseiro variam de 4 a 8%.
Após um exame clinico detalhado e o paciente estando apto ao tratamento (boa saúde bucal), é feita uma moldagem das duas arcadas. Este procedimento é feito em consultório. Em seguida, com um modelo em gesso são feitas as moldeiras que são entregues juntamente com o gel para o paciente.
Na moldeira, a face do dente que vai ser clareado recebe uma certa quantidade de gel e em seguida é adaptada na boca. Por isso, o ideal é realizar estes procedimentos em frente a um espelho. Casos de excesso de gel (extravasamento) podem ser removidos assim com leves bochechos com água.
É importante respeitar a quantidade de gel e tempo de aplicação conforme a orientação do dentista. Assim, diferentes concentrações necessitam diferentes tempos de permanência do gel em contato com os dentes.
Alguns casos é utilizado todos os dias. Em outros os dias de uso podem ser alternados. Sempre importante seguir o passo a passo do dentista para que o objetivo de clarear os dentes seja alcançado.
Vantagens do clareamento dental caseiro:
- Fácil aplicação e além disso, fácil compreensão pelo paciente;
- Segura;
- Conservadora;
- Econômica;
- Ótimos resultados;
- Ótimo custo benefício;
- Efeito mais duradouro;
Desvantagens:
- Uso de moldeira pode ser um incômodo para alguns afinal;
- É indispensável disciplina do paciente quanto ao tempo e frequência de uso;
- Tempo de aplicação maior comparado ao feito em consultório. Portanto, pacientes ansiosos devem optar pelo tratamento em consultório ou ambas intercalados;
- Pacientes com retrações de gengiva devem optar pelo tratamento em consultório. Dessa forma diminui o risco de sensibilidade exacerbada.
Referências:
- Haywood VB, Heymann HO. Nightguard vital bleaching: how safe is it? Quintessence Int. 1991 Jul; 22 (7):515-23.
- Cunha AGG, Vasconcelos AAM, Borges BCD, Machado CT, Santos AJS, Pinheiro, FHSL. Comparison of the clinical effcacy of at-home and in-offce bleaching. Int j dent clin. 2011 Jun; 3 (2): 1-4.
Para mais trabalhos científicos sobre o tema, clique aqui.
[…] se você é fumante pode fazer clareamento dental mas os resultados talvez não sejam os […]
[…] Irritação gengival pelo extravasamento de gel clareador durante tratamento com clareamento caseiro; […]