Colutório que “mata” exclusivamente o Streptococcus mutans está em desenvolvimento

Você ja deve ter lido milhões de notícias como essa, mas é fato que a indústria farmacêutica / saúde busca incessantemente a cura da doença cárie. Agora, microbiologistas da faculdade de odontologia de Los Angeles (UCLA) desenvolveram um enxaguante bucal que promete atingir e eliminar o Streptococcus mutans, a principal bactéria envolvida na doença cárie.

Bochecho que mata o mutans!

Em estudo clínico publicado pela equipe de pesquisadores na revista Carie Research , 12 indivíduos que fizeram uso do colutório uma vez ao dia tiveram a quase completa eliminação da bactéria no período de quatro dias do teste.

Quem pensou: “A clorexidina já faz isso, amigão” não pensou errado, mas a clorexidina mata o Streptococcus mutans e mais bilhões de outras bactérias, fora os efeitos colaterais. A tecnologia envolvida neste processo chama-se STAMP C16G2(specifically targeted anti-microbial peptides) ou seja, ela atinge somente o peptídeo antimicrobiano do Streptococcus muttans destruíndo a bactéria.



O que me faz crer que esse colutório realmente pode funcionar é que segundo a própria universidade a superpoderosa Colgate-Palmolive estava dando suporte as pesquisas que já duravam quase uma década e inclusive a patente ja foi registrada.

Será que agora vai?

Um Comentário

  1. andre 29/11/2011

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018