Como arrancar dente de leite? Tire suas dúvidas

Como arrancar dente de leite em casa?

Muitas crianças questionam os pais “como arrancar dente de leite” ? Será que todo dente de leite cai sozinho? Vai doer? Vai sangrar? Por volta dos 6 anos de idade as crianças começam a trocar os seus dentinhos. É um período muito importante de transição e transformação do sorriso.

São muitos os questionamentos e insegurança (normais) tanto pela parte dos pais quanto das crianças. Espero tirar algumas dúvidas do leitor(a) mas é sempre importante ressaltar que a visita e avaliação do dentista em todos os casos é importantíssima.

Como arrancar dente de leite

Como arrancar dente de leite? via

Como arrancar dente de leite?

A troca de todos os dentinhos de leite ocorre aproximadamente até os 12 anos de idade. Então é bom ir se acostumando pois a troca de dentes irá ocorrer 20 vezes.

Cada criança reage de uma forma quanto a esta experiência. Algumas ao sentirem que o dentinho começa a ficar “mole” então mexem constantemente com os dedos. Muitas vezes o dentinho fica tão mole que atrapalha para falar, mastigar e escovar. Então é a hora de tirar.

Não há quem conheça melhor a personalidade dos filhos que os pais. Por isso se você acha que a criança necessita de algum condicionamento para passar por essa fase leve-a a um odontopediatra. Existem diversas foras de abordagem que vão facilitar o processo de arrancar o dente de leite como para todos os outros procedimentos realizados pelo dentista.

Como arrancar dente de leite em casa?

Previamente ou quando se notar que o dentinho está ficando mole a utilização de pomadas anestésicas na região da gengiva pode ajudar muito.

Quando observar então que o dente esta muito molinho, mantenha a calma e passe segurança para a criança. Com ajuda de uma gaze mexa o dente para frente e para trás lentamente e vá puxando para cima.

Se mesmo assim você notar que o dente está preso procure seu dentista. Remédios como analgésicos e anti-inflamatórios podem ajudar após a remoção. Sangramento é absolutamente normal.

Importante: É muito comum observarmos pessoas removendo o dente com linhas ou fios. Pode até funcionar num primeiro momento mas não é recomendado pois a força excessiva do ato de puxar com a linha pode causar leões na gengiva, lábios, língua etc.. Portanto, muito cuidado.

Assim caso o dente permanente esteja aparecendo atrás do dente de leite a consulta com o dentista é imprescindível.

Nenhum Comentário

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018