Higienizar os implantes dentários: como fazer?

Como higienizar os implantes dentários?

Para a longevidade do tratamento protético com implantes, saber higienizar os implantes dentários de fato é fundamental. As próteses sobre implantes são compostas de dentes artificiais e em muitos casos gengivas artificiais também. Ambas se não tiverem os devidos cuidados podem acumular muita placa bacteriana.

Assim esse acúmulo gera inflamação na gengiva e em casos extremos pode gerar a perda dos implantes.

Higienizar os implantes dentários é muito importante

Local onde a higienização deve ser realizada nesse tipo de prótese

As mesmas bactérias que causam gengivite e periodontite por exemplo, afetam os implantes. Portanto, os cuidados devem ser diários independente do tipo de dentes e próteses que o paciente esteja utilizando.

Quais as melhores formas de higienizar?

  • Pacientes que possuem implantes unitários devem utilizar os mesmos dispositivos utilizados na escovação de dentes naturais. Escova de dente, fio dental, fita dental, unitufo bem como a escova interdental.

 

  • Escovas interdentais são ótimas para dentes de próteses unitárias e implantes tipo protocolo. Ela é colocada na região entre a gengiva artificial e a gengiva do paciente fazendo movimentos de vai e vem ou para frente e para trás;

 

  • Agulha passa fio: o próprio nome já explica a função. São pequenas agulhas plásticas onde se adapta o fio dental e é possível passar por locais estreitos da prótese ou até em aparelhos ortodônticos e contenções. Facilmente encontrados em farmácias tem um custo bem baixo.

 

  • Implant Care (TePe): é um tipo de escova com uma angulação adequada para higienizar os locais mais difíceis nos componentes dos implantes. Possui um tufo afilado em sua ponta especial para áreas mais estreitas;
Higienizar os implantes dentários

Implant Care

 

  • Superfloss (Oral-B): Uma das alternativas mais interessantes e eficientes. O Superfloss possui uma ponta plastica fina mais rígida bem como um prolongamento com um tipo de feltro. O paciente aplica na região entre a gengiva artificial, implante e gengiva fazendo movimentos de vai e vem e lateralidade. è possível remover grande quantidade de placa bacteriana de forma muito eficiente.
Higienizar mplantes dentários com superfloss

Superfloss

 

  • Waterpik: Para pacientes que tem a possibilidade de fazer um investimento maior (entre R$ 200,00 e R$ 600,00) o Waterpik é muito interessante. Ele aplica um jato de água em alta velocidade que ajuda na remoção de restos alimentares e a placa bacteriana mais “grosseira” que se acumula entre e sob as próteses sobre implantes. Posteriormente é recomendado utilizar algum fio tipo superfloss ou agulha passa fio.
Waterpik higienizar o implante de dente

Waterpik é a alternativa que custa mais caro

A escolha é sua!

Portanto, as alternativas estão aí. Afinal, todas se utilizadas da forma correta vão dar bons resultados e garantir a longevidade dos seus implantes.

Para trabalhos científicos sobre higienização de próteses conforme o texto clique aqui.

Nenhum Comentário

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018