Não leu a primeira parte da Trilogia “Como montar seu consultório odontológico“? Clique AQUI
Parte física: como montar seu consultório odontológico
Sala de espera
Para a sala de espera ou recepção, fique atento em utilizar, sempre que possível, apenas poltronas para individualizar cada usuário. Banco de alvenaria contínuo, alternando-se um assento/encosto com um revestimento também é interessante. Repare na importância de variações necessárias para odontopediatria.
A iluminação deve proporcionar um ambiente agradável, por isso, é importante que haja incidência de luz natural, ou então luz artificial de lâmpadas comuns (luz amarela).
Consultório
- Iluminação
Uma boa iluminação do consultório é fundamental para a avaliação da cor do dente do paciente. Por esta razão, a luz natural, juntamente com luz de lâmpada tubular fluorescente (G.E Duramax super luz do dia 40 W 5.500 K), deixa o ambiente adequado à prática odontológica. Em um consultório de 10 m² você irá utilizar 6 lâmpadas deste tipo.
- Cores
O consultório deve apresentar, sempre que possível, cores frias (verde, azul). Os tons pastéis em verde são especialmente recomendados para obter-se uma atmosfera repousante, complementada pela harmonia das cores do piso, equipamentos e ornamentos.
IMPORTANTE: a cor branca ou gelo deve ser evitada, pois devido ao fato de ser extremamente reflexiva, leva à fadiga visual, globo ocular injetado, tendência a esfregar os olhos. A cor branca é aceita no máximo para o teto.
- Praticidade
A altura recomendada para a bancada, por exemplo, é de 87 centímetros ou até 92 centímetros para pessoas de maior estatura. É interessante deixar uma distância de 80 centímetros a 1 metro entre a cadeira(encosto da cabeça) e a bancada, suficiente para a movimentação e o acesso à bancada apenas esticando o braço.
Exemplos de consultórios, documentação legal e mais algumas dicas:
… leia a terceira parte da Trilogia “Como montar seu consultório odontológico!”.
- Para saber sobre quanto você irá gastar e qual o local ideal para montar seu consultório acesse: Como montar seu consultório odontológico parte 1.
- Para saber qual a documentação necessária e alguns exemplos de consultórios odontológicos acesse: Como montar consultório odontológico parte 3.
- Para saber mais sobre a instalação hidráulica do consultório acesse: Como montar consultório odontológico parte 4.
[…] leia a segunda parte da Trilogia “Como montar seu consultório […]
[…] Não leu a primeira e a segunda parte de “Como montar seus consultório odontológico”? Clique em parte 1 ou parte 2. […]
Tenho uma dúvida caro colega…é necessário baritar as paredes do consultório ou ter o avental, biombo e protetor de tireóide já basta??
Obrigada
Cara Líbia, normalmente o biombo e o avental de chumbo são suficientes. Quando for feito o laudo radiométrico, será observado os ambientes que se encontram ao lado da sala que se encontra o aparelho de raios x. A não ser que do outro lado tenha uma creche ou uma maternidade, fique tranquila, não será necessário baritar suas paredes.
Gratos pelo contato.
muito bom este blog.
ótimas orientações!!!
Olá!
Tenho uma dúvida, quanto a cor da parede do meu consultório, estou precisando de ajudas e sugestões!
A cor da cadeira do meu equipo e mocho são azul cobalto (um azul bem escuro, quase um petróleo).
Vale lembrar q estou mudando os móveis também!!!
Obrigada : )
Aguardo respostas….
Bom dia amigos!
Gostaria de saber como faço para financiar um consultor? (Equipamentos)
Quem financia?
Grato.
Sou investidor, penso em montar uma clínica odontológica e alugar salas com equipamentos e toda estrutura, em CAMPINAS. SP.
Encontrarei com vai querer alugar?
Olá,gostaria de saber se preciso baritar a parede de gesso acartonado que divide a sala de procedimentos com a recepção,visto que as cadeiras onde os pacientes ficam sentados ficam encostadas nesta parede.
grata
Estou com dificuldades para encontrar cadeiras
para um consultório de odontopediatra,pois o tamanho seria 150mm comprimento.Isto procede?Gostei muito deste site,muito bom,parabéns.
Estou pensando em investir umas economias num consultório dentário . Meu marido é protético . Temos percebido que a maioria dos profissionais não sabe lidar com a administração do consultório . Ja trabalhei com alguns e constatei isso . Por isso eu estou pensando em montar um . Esse blog foi o mais completo e objetivo que encontrei em todas as minhas pesquisas . Eu, mesmo não sendo dentista, posso abrir e colocar profissionais para trabalhar ? Existe algum critério ? Obrigada. Marilda