Como remover tártaro dos dentes?

Como remover tártaro dos dentes?

Antes de saber como remover tártaro dos dentes de forma eficiente é importante saber de fato como é a sua formação.

A placa bacteriana é uma película que se forma na superfície dos dentes. Ela é composta por diversos substratos como bactérias, células descamadas, restos alimentares etc.. Quando ocorre a mineralização dessa placa pelos minerais da saliva ela endurece formando o tártaro.

O tártaro fica muito aderido aos dentes como pequenas “pedras” que não conseguimos remover na escovação ou utilizando o fio dental. Se o paciente não procurar atendimento odontológico para a sua remoção o tártaro vai aumentando podendo chegar a tamanhos surpreendentes.

Como remover tártaro do dente

Uma das regiões mais propensas à sua formação é por exemplo a região lingual (face voltada para a língua) dos incisivos inferiores

Além disso, o acúmulo de tártaro e placa bacteriana nos dentes são os grandes responsáveis pelas cáries e doença periodontal. Estas doenças em estágios avançados podem levar à perda do dente.

Porque o tártaro se forma mais atrás dos dentes debaixo?

Os locais mais comuns para a formação são nos dentes da frente na arcada inferior (mandíbula) na superfície voltada para a língua. Também podem acumular mais na frente dos dentes molares do arco superior (maxila). Existe de fato uma explicação para isso.

Nestas regiões existem a saída de pequenos ductos das glândulas salivares maiores (Parótida e Sub-mandibulares) que despejam saliva constantemente sobre os dentes. Assim, nestas regiões a placa bacteriana acaba tendo um contato maior com os minerais da saliva e então “endurecendo”.

O que o dentista faz para remover o tártaro dos dentes?

Após uma avaliação com o dentista, se for verificado que existe tártaro nos dentes eles precisam ser removidos imediatamente. Os métodos mais eficientes para a remoção do tártaro de fato são:

  • Raspagem periodontal com curetas;
  • Utilização do aparelho ultrassom;
Como remover tártaro dos dentes com aparelho ultrasonico

Aparelho ultrassom

Após a utilização destes métodos seus dentes ficarão lisos e sem tártaro por muito tempo. Então a correta escovação dos dentes e utilização de fio dental para “desmanchar” a placa bacteriana no dia a dia vão prevenir sua formação.

Dicas caseiras para como remover o tártaro dos dentes?

Existem muitos sites e videos na internet que de forma irresponsável acabam mostrando soluções milagrosas para esse problema. Muitos produtos que não tem qualquer comprovação científica são indicados. Podemos citar por exemplo:

  • Carvão Ativado;
  • Diversos tipos de óleos (girassol, oliva, gergelim, coco, etc..);
  • Bicarbonato puro com suco de limão;
  • Esfregar casca de laranja nos dentes;
  • Esfregar casca de banana nos dentes;

A utilização estes produtos naturais na intenção de como remover tártaro dos dentes pode então causar problemas graves. Os produtos citados são extremamente abrasivos e ácidos. Portanto o seu contato com os dentes associado com a atrição proporcionada pelo movimento de escovação vão desgastar o esmalte dos dentes de forma agressiva.

2 Comentários

  1. Idiana Assis Pereira 18/09/2018
  2. Frank Botega 20/09/2018

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018