Como substituir dentes perdidos? Tire suas dúvidas - odontoBLOGia

Como substituir dentes perdidos? Tire suas dúvidas

Como substituir dentes perdidos?

Quando ocorre uma perda dentária por cárie, doença periodontal ou fratura, sempre surge a dúvida: como substituir dentes perdidos? As pessoas ficam confusas e não sabem qual a melhor alternativa de tratamento. Principalmente ao encontrar uma alternativa que seja compatível com suas condições financeiras.

Como substituir dentes perdidos

Existem várias formas repor um dente perdido

O que acontece se eu perder um dente?

Devemos ter em mente que as consequências logo após a perda de dentes permanentes é enorme. Por isso não repô-los o mais breve possível pode causar os seguintes problemas:

  • Inclinação dos dentes vizinhos ao dente perdido;
  • Perda óssea;
  • Extrusão do dente antagonista;
  • Exposição radicular gerando sensibilidade dentinária e lesões não cariosas;
  • Acúmulo de resíduos alimentares;
  • Distúrbios na ATM (Articulação Temporomandibular)
  • Dificuldade na pronúncia de palavras;
  • Dificuldade na mastigação bem como constrangimento social (vergonha).

Que tipos de prótese posso utilizar para repor um dente perdido?

Existem várias formas de substituir um dente ausente ou que precise ser extraído. Por isso vamos citar resumidamente as principais e mais indicadas:

  • Implantes dentários: São as alternativas mais difundidas atualmente. A técnica é segura. Função e estética excelentes. Em alguns casos podem ser feitos no mesmo momento que se extrai um dente ou necessita aguardar um período de 4 a 6 meses. É importante ter altura, largura e espessuras ósseas adequadas. Caso não possua osso suficiente será necessário realizar enxerto ósseo. Possuem um custo maior.

 

  • Próteses fixas: Podem ser unitária ou “pontes fixas”. Os dentes vizinhos do local onde ocorreu a perda do dente são desgastados (preparados) e após todos os passos realizados pelo dentista e protético o dente é reposto (foto). Dependendo do tipo de cerâmica utilizada seu custo não compensa comparando-se a um implante.

  • Prótese Parcial Removível (PPR): É um tipo de prótese que substitui dentes naturais em arcadas que ainda possuem dentes restantes. Sua fixação se dá através de grampos metálicos ao redor de alguns dentes. Pode ser retirada pelo paciente no momento que desejar. Dessa forma a adaptação é mais difícil e muitas vezes é necessário ajustes pelo dentista. Dessa forma é um dos tipos de próteses com custo menor para o paciente.

Assim, para outras informações sobre próteses escrevemos um post sobre vários tipos de próteses.

Prevenção é tudo

Portanto, como substituir dentes perdidos não é uma “coisa de outro mundo”. Afinal, existem diversos tipos de próteses e somente um dentista pode avaliar o caso e definir juntamente com o paciente qual o melhor tratamento. É obvio que acidentes acontecem mas prevenir a perda dos dentes é super importante.

Por isso visite semestralmente seu dentista de confiança para avaliações de manutenção de sua saúde bucal, utilize protetores bucais ao praticar esportes etc..

Afinal, nada melhor do que o dente e sorriso natural.

Um Comentário

  1. Eliane 12/05/2018

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018