Cores de Aparelho: Qual cor de borrachinha escolher?

Cores de Aparelho: qual escolher?

Poder escolher as cores de aparelho acaba dando um estímulo a mais para o paciente. Um tratamento ortodôntico normalmente é longo e ficar com o “sorriso metálico” por tanto tempo pode ser um problema para alguns.

Provavelmente você não perceba, mas o seu dentista não está somente trocando borrachinhas, mas fazendo modificações na movimentação dos dentes, trocando o calibre do arco (as borrachinhas são responsáveis por segurar esse arco metálico nos bráquetes), modificando a forma deste arco, etc.

O aparelho ortodôntico é constituído de várias “peças” como bráquetes, fios, bandas, tubos, elásticos e as borrachinhas. As borrachinhas que vão ao redor dos bráquetes são as que podem ser personalizadas com diversas cores. Algumas dicas são importantes no momento da escolha. Assim, você evita algumas surpresas indesejadas.

Qual devo escolher?

A escolha tem tudo a ver com o estilo e a criatividade de cada um. Alguns pacientes são mais discretos. Além disso, outros preferem cores vibrantes e que combinem mais com suas roupas ou cores do seu time de futebol, por exemplo. Tem aqueles que procuram manter sempre um padrão em cada consulta de manutenção.

Qual cores de aparelho devo evitar afinal?

Cores de Aparelho
Qual escolher?

A seguir vamos citar algumas cores que devem ser evitadas. Lembrando que são apenas dicas baseadas nas experiências que tivemos com pacientes ao longo dos anos. Podemos citar que você evite por exemplo as seguintes cores:

  • Amarelo: as borrachinhas do aparelho tendem a amarelar naturalmente em alguns dias devido aos pigmentos dos alimentos e bebidas. Assim se você quer evitar que parece que você sempre comeu um salgadinho de fandangos fique longe dessa cor;
  • Branco: Tendem a amarelar e se pigmentar com muita facilidade;
  • Verde ou Marrom: Estas cores dão a impressão que existem alimentos grudados nos seus dentes;
  • Preto: Evite o preto se não quiser que seus dentes tenham aparência de cárie ou alimentos grudados;

Site e aplicativo ajudam você na escolha

Caso você tenha dúvidas para saber qual cor de borrachinha escolher existe um site (clique aqui) que pode ajudar. Assim você pode escolher entre as mais diversas cores e combinações. Assim fica muito mais fácil chegar até a consulta de manutenção com a escolha definida.

Logicamente se você detestar essa história de borrachinha do aparelho existe uma saída afinal. Aparelhos como o invalisign, cêrâmicos ou autoligados por exemplo não necessitam sua utilização.

O sucesso durante o uso de aparelho dentário e outras dicas

Vários fatores podem ser citados para o sucesso do tratamento ortodôntico. Podemos destacar: a colagem adequada de bráquetes ortodônticos e sua longevidade. É essencial manter a integridade e estabilidade dos braquetes que são os responsáveis por transferir as forças para os dentes.

Portanto, não basta apenas se preocupar com a coloração das borrachinhas. A perda dos bráquetes consequentemente irá fazer com que o tratamento com o aparelho se alongue ainda mais.

Os braquetes, fios, bandas e outros dispositivos utilizados no tratamento por si só já dificultam a higienização. O acúmulo de placa bacteriana é inevitável e por isso os cuidados com a higiene utilizando escovas de dentes, pasta de dente, fio dental são extremamente importantes.

Aparelhos autoligados por não utilizarem ligaduras acumulam bem menos placa bacteriana. Informe-se com seu ortodontista.

Muitos pacientes desconhecem mas existe a possibilidade de realizar clareamento dos dentes mesmo utilizando aparelho. Escrevemos um artigo recentemente sobre o tema e recomendamos a leitura para esclarecer dúvidas.

Cores de Aparelho: Qual cor de borrachinha escolher?
5 (100%) 1 vote

Nenhum Comentário

Faça sua pergunta