Dente com tratamento de canal escurece?

Dente com tratamento de canal escurece?

Um dos grandes temores de quem vai se submeter ao tratamento de canal é do da dúvida se o dente com tratamento de canal escurece. A resposta é NÃO! No geral, após realizar o tratamento de canal a cor do dente não deve se alterar. Mesmo assim, devemos levar em conta uma série de fatores que podem ocasionar no escurecimento do dente.

Dente com tratamento de canal escurece?

Dente com tratamento de canal escurece?

O que ocorre para que o dente tratado escureça?

Pode ocorrer uma eliminação de tecidos necrosados ou inflamados da polpa insuficiente durante o tratamento de canal. Estes resíduos, como restos sanguíneos (que liberam ferro) ou material obturador, pigmentam o dente. O aspecto é escurecido (acinzentado).

Mas será que seu dente está escuro devido ao tratamento de canal?

Existem casos em que um dente pode estar necrosado há muitos anos sem a pessoa perceber. O único sinal que chama a atenção é a alteração da cor do dente. Isso é muito comum em quem sofreu alguma batida ou pancada na boca, tomou algum medicamento (analgésicos ou anti-inflamatórios) para a dor no momento e que surtiu resultado.



Ao procurar o dentista verifica-se a necessidade de realizar o tratamento de canal. O dente permanece escurecido ou acinzentado mesmo após o tratamento devido à hemorragia na polpa que ocorreu logo após o trauma.

É importante um exame adequado pelo dentista para ter certeza se o escurecimento do seu dente é devido ao tratamento de canal. Dentes com restaurações de amálgama amplas tendem a ser mais escurecidos. Dentes com cáries amplas também acabam assumindo este aspecto fora do comum.

Tem como clarear um dente com tratamento de canal?

Sim. Existe uma modalidade de clareamento feita especialmente para dentes que não tem mais vitalidade. Portanto, um dente que foi submetido ao tratamento de canal e que por algum motivo esteja escurecido pode sim ser clareado.

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018