Dente de leite tem raiz? Tire suas dúvidas.

Dente de leite tem raiz doutor?

Sim. Dente de leite tem raiz mas ela não dura por muito tempo. Vamos explicar.

Muitas pessoas quando observam os primeiros dentinhos dos seus filhos caindo e percebem apenas a coroa sem a raiz pensam que elas nunca existiram. Engano. As raízes são estruturas importantes do dente e vão se desenvolvendo desde a vida intra-uterina da criança.

Conforme o dente de leite vai sofrendo o processo de rizólise a raiz vai sendo aos poucos reabsorvida. A presença do dente permanente “embaixo” do de leite estimula essa reabsorção e o dentinho perde aquele aspecto de raiz completa. Mas não se assuste este é um processo absolutamente normal.

Mas a raiz parece que está quebrada!?

Isso explica muito o aspecto das raízes do dentinho logo que eles caem. É muito irregular, com pontas muitas vezes semelhantes a lâminas. Muitos pais procuram os dentistas preocupados pois pensam que a raiz quebrou ou fraturou. E é assim mesmo, faz parte de todo o processo.

Dente molar "de leite" com raiz e com a raiz reabsorvida. Dente de leite tem raiz.

Dente molar “de leite” com raiz e com a raiz reabsorvida.via

Por isso, mesmo que o dentinho do seu filho caia “em casa” é importante uma avaliação do dentista pois pequenos fragmentos podem ficar aderidos na gengiva e causar alguma inflamação. Se o dentista (ou odontopediatra) ficar na dúvida ele solicitará um simples exame radiográfico que mostrará a presença ou não dos fragmentos.

Os dentes de leite são fundamentais para o desenvolvimento da arcada dentária da criança. Dê valor ao dente de leite. Se ele existe é pois tem o seu valor. Procure seu dentista (ou odontopediatra) de confiança e procure realizar consultas de avaliação de no mínimo 2 vezes ao ano.

Manter os dentes de leite saudáveis garante um risco muito menor de problemas nos dentes permanentes no futuro. Procure um profissional de confiança.

Um Comentário

  1. Alessandra souza 15/07/2018

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018