Dente demora pra nascer? Quais as causas e o que fazer

Dente demora pra nascer, e agora?

Quando o dente demora pra nascer muitos pais e pacientes ficam aflitos. Neste texto citaremos algumas possíveis razões para este fato que é mais comum do que você pensa.

Os primeiros dentinhos de leite podem começar a nascer pelos 6 meses de idade. Em alguns casos eles podem levar de 1 até 2 anos para erupcionarem. O mesmo ocorre com dentes permanentes que começam a aparecer em boca quando a criança tem em torno de 6 anos de idade por exemplo.

Dente demora pra nascer

Se o dente está demorando para nascer procure seu dentista de confiança

O que devo fazer?

É importante uma avaliação com o dentista para saber os motivos que levam o dente a demorar a nascer. Os exames clínico e radiográfico são fundamentais. Os principais motivos são os seguintes por exemplo:

  • gengiva espessa dificultando com que o dente permanente irrompa. Nestes casos será necessário realizar uma ulectomia ou ulotomia. Já comentamos sobre esta técnica nesse post.
  • impactação (quando por algum motivo o dente de leite ou permanente esta sendo impedido de nascer pois impacta em outro dente ou estrutura);
  • ausência do germe dental (agenesias). Existem casos em que as pessoas não possuem a “sementinha” do dente de leite ou permanente. Dessa forma ele nunca irá nascer;
  • Dente em posição ectópica (fora da posição normal). Nestes casos pode ser necessário realizar um tracionamento ortodôntico para que o dente volte para sua posição natural;

Como você pode ler afinal, é importante um acompanhamento semestral da saúde bucal da criança e adolescente na fase da troca dos dentes. A avaliação do odontopediatra e do ortodontista são de grande valia de fato.

E os dentes podem nascer rápido demais?

É importante que os pais tenham em mente que cada criança “tem seu tempo”. Portanto, busque sempre proporcionar aos pequenos uma alimentação saudável rica em proteínas, legumes, frutas e verduras. Já existem trabalhos científicos que mostram que crianças obesas podem apresentar alterações na erupção dos dentes.

Nenhum Comentário

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018