Dente quebrado? Alternativas para arrumar o dente

Dente quebrado? Saiba o que fazer.

Não se desespere. Neste artigo vamos descrever alternativas de tratamento em pequenas porções de dente quebrado. Se no seu caso o dente quebrou ou saiu por inteiro escrevemos um post sobre avulsão com várias dicas e informações úteis.

Um pancada ou batida no dente pode gerar diferentes tipos de fratura. Escrevemos outro post sobre os diferentes tipos de traumatismos dentários.

Um pedacinho de dente quebrou. Tem concerto?

dente quebrado

Mastigou algo que quebrou seu dente? Acalme-se: tem concerto.

Sim. Quando pequenos pedaços de dente quebram podem ser posteriormente restaurados. É importante que o dentista examine cada caso e com as informações do paciente se descubra a causa da fratura. Por precaução, o exame radiográfico deve ser realizado para verificar a presença ou não de algum comprometimento dos tecidos periodontais.

Normalmente em consultório ouvimos de pacientes que após mastigarem certos alimentos ocorreu a quebra do dente ou da restauração. Balas, torresmo, amendoim, osso de galinha por exemplo, são os alimentos campeões de quebras de dentes ou restaurações.

É comum que o dente quebre em pessoas que roem frequentemente as unhas (onicofagia) ou mordam certos objetos (canetas, lápis…). Os dentes da frente (incisivos) são os mais afetados. Porém, dentes amplamente restaurados ou que tenham cáries não tratadas podem quebrar com facilidade.

Pacientes bruxomanos (que rangem os dentes) sofrem de fato constantes quebras de dente e restaurações. Por isso, esta condição deve também então ser tratada.

Quais as alternativas de tratamento para um dente quebrado?

Nesse sentido, as principais alternativas de tratamento são: restaurações em resina composta, restaurações em ionômero de vidro, restaurações cerâmicas (fragmentos ou facetas).

Os valores variam muito de cada profissional e tipo de material empregado. Assim, pessoas com dificuldades de acesso a serviços particulares devem procurar uma unidade básica de saúde próxima a sua residência. É um tratamento que facilmente pode ser feito nestes locais e de forma rápida.

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018