Dentes tortos: qual o tratamento ideal para corrigir?

Tenho os dentes tortos. O que devo fazer?

Em primeiro lugar você deverá consultar um dentista para avaliar a situação. Dentes tortos significam que existe algum problema de espaço nos arcos dentários. Todos nós buscamos um sorriso belo, alinhado e uma ótima harmonia facial. Dentes tortos (ou apinhados) são mais comuns do que você imagina e tem solução.

Dentes Tortos

Dentes tortos tem solução. Procure seu ortodontista

Quais os motivos principais?

Existem vários motivos para que os dentes fiquem tortos. Os principais são a miscigenação (mistura de raças), a genética e os problemas relacionados com a respiração e com os hábitos de sucção não nutritivos (chupar o bico, a mamadeira, o dedo, a fralda).

Quando o problema ainda é em dentes de leite (decíduos), o tratamento ortodôntico e ortopédico fica um pouco mais fácil. O ortodontista poderá trabalhar na movimentação dentária e óssea, auxiliando no crescimento da mandíbula e da maxila.

E no adulto?

Já no adulto com os dentes tortos, além da colocação de um aparelho fixo, o ortodontista provavelmente precisará de espaço nos arcos dentários para acomodar corretamente os dentes. Em muitos casos isso só é possível cirurgicamente.

Hoje em dia existem diversos tipos de tratamento disponíveis para aqueles que querem evitar o “sorriso metálico” na idade adulta.



Como evitar o sorriso metálico, por exemplo?

Os aparelhos linguais, onde os bráquetes são colocados na face lingual / palatal dos dentes (parte interna). Desta forma acabam sendo muito mais discretos e por estar em contato íntimo com a língua pode ser um pouco desconfortável para alguns.

Os aparelhos invisíveis também são uma alternativa para os que querem um tratamento discreto. Dessa forma por serem removíveis acabam facilitando a higienização e alimentação. São indicados para casos mais simples mas mesmo assim apresentam ótimos resultados. A desvantagem então é o alto custo.

Mas não se preocupe antes do tempo. Repetindo: consulte um dentista que ele irá assim tirar todas as suas dúvidas.

Para artigos científicos de acordo com o tema clique aqui.

Um Comentário

  1. Larie Joana 01/04/2014

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018