Dor do aparelho ortodôntico: dicas de como aliviar

DOR DO APARELHO ORTODÔNTICO: CAUSAS E COMO ALIVIAR

A dor do aparelho ortodôntico é uma das principais causas de dúvidas dos pacientes que estão pensando em iniciar um tratamento. Muitas pessoas chegam a desistir de procurar um ortodontista pois imaginam que irão sofrer muito e acabar gastando dinheiro por um tratamento que não irão concluir. As experiências negativas vividas por algum parente ou amigo acaba gerando ainda mais desconfiança e medo.

Saiba o motivo da dor

Quando o dentista instala o aparelho ortodôntico ele espera que os dentes se movimentem para a posição mais adequada. Nesse sentido, utilizando os bráquetes e fios ocorre a ação de forças sobre o dente gerando uma pressão sobre eles. Essa pressão gera a inflamação, que nesse caso é boa, que possibilita os dentes se deslocarem gradativamente para uma posição ideal. A consequência disso é alguma dor.

Dor do aparelho ortodontico

É normal sentir dor após colocar o aparelho ortodôntico?

A dor é muito subjetiva, ou seja, cada pessoa sente de uma forma. Aquele seu amigo ou parente que falou que a dor é insuportável pode estar sentindo uma dor leve se fosse sentida por você. Antigamente os ortodontistas utilizavam bráquetes e fios de aço que demandavam uma ativação mais firme. De fato hoje as tecnologias evoluíram beneficiando muito o paciente.

Existem bráquetes mais modernos, fios de níquel-titânio, termo ativados etc. Portanto a pressão mais intensa sobre os dentes não é tão necessária e consequentemente as dores são bem mais suportáveis.

Outro procedimento que pode gerar um certo desconforto é a utilização dos espaçadores de borracha. Eles são utilizados para ganhos de espaço de forma mais rápida. Sua utilização facilita na confecção de bandas ortodônticas quando necessárias.

Dicas do que fazer para aliviar as dores

Se os bráquetes ou os fios estejam machucando sua bochecha, língua ou gengiva já escrevemos um post com dicas de como utilizar certos produtos para aliviar o desconforto.

Além disso, logo nos primeiros 3 a 4 dias após a instalação do aparelho ortodôntico ou da ativação (manutenção) recomenda-se:

  • Alimentação mais pastosa (mole) e gelada;
  • Uso de analgésicos ou anti-inflamatórios prescritos pelo dentista;
  • Bolsas de gelo;
  • Bochechos com água morna e um pouco de sal;

Dessa forma é importante informar que mesmo que após a consulta de manutenção você NÃO esteja sentindo dor, o aparelho ESTÁ agindo.

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018