Dor durante o clareamento dental?
Um dos maiores efeitos colaterais deste procedimento é a dor durante o clareamento dental (e após também). Saiba quais os motivos e o que é possível fazer para minimizar o desconforto.
Na sociedade contemporânea existe então uma busca constante tanto pela harmonia quanto na forma e cor dos dentes. A odontologia vem evoluindo muito nos mais diversos tratamentos estéticos onde destacamos o clareamento dental bem como as facetas de porcelana (lentes de contato).
A sensibilidade é de fato o desconforto mais comum relatado pelos pacientes que clareiam os dentes
O clareamento dental é considerado um tratamento não invasivo tanto nos métodos caseiro bem como no de consultório. Além disso é econômico e eficiente.
Quais os efeitos colaterais do clareamento dental afinal?
De acordo com alguns trabalhos científicos (referências ao final do artigo), os principais efeitos colaterais do clareamento são:
- Dor e hipersensibilidade dental;
- Irritação e inflamação gengival;
- Reabsorção radicular externa;
- Toxicidade;
- Sensibilidade gástrica;
- Alterações do pH dental;
- Desmineralização da estrutura dentária;
- Aumento de trincas em esmalte;
Porque durante o clareamento sinto sensibilidade nos dentes?
Um dos efeitos adversos mais mencionados por pacientes é a sensibilidade durante e após o tratamento clareador. Nesse sentido, existem diversos fatores que podem contribuir para seu aparecimento. Uma das possíveis causas é a difusão do peróxido (gel clareador) até a polpa. Dentina exposta em áreas de recessão gengival, defeitos na junção amelocementária ou defeitos no esmalte.
Os subprodutos do gel que penetram através do esmalte chegando a polpa geram uma pulpite reversível e sensibilidade temporária. Não causam qualquer dano mais sério.
O que fazer para diminuir a sensibilidade durante e após o clareamento dental?
Muitos fabricantes já adicionam substâncias nos géis para minimizar a sensibilidade (nitrato de potássio 5%, fluoreto de sódio neutro 2% etc..). Elas também podem ser utilizadas juntamente com a moldeira do clareamento caseiro. Alguns dentifrícios (pastas de dente) também podem conter algumas destas substâncias que auxiliam no controle da sensibilidade.
Tratamentos com laserterapia em baixa frequência, analgésicos e anti-inflamatórios também apresentam bons resultados. O tratamento com laser, nesse sentido, tem efeito bioquímico analgésico e bioelétrico aumentando e regulando o metabolismo celular. Estes efeitos aumentam o limiar de dor e prolongam o efeito analgésico até horas após a realização do clareamento.
Acompanhamento profissional é essencial!
Dessa forma é fundamental que todo o tratamento seja acompanhado pelo cirurgião dentista para minimizar os efeitos colaterais e garantir bons resultados estéticos. A dor durante o clareamento dental é comum bem como tem tratamento.
Referências:
PFAU, V. J. M.; TAVARES, P. G.; HOEPPNER, M. G.. Tratamento restaurador estético de dentes com alteração de cor – relato de caso clínico. Publicatio UEPG Ciências Biológicas e da Saúde., Ponta Grossa, v. 12, n. 2, p. 21-27, 2006.
CARVALHO, N. R. et al. Clareamento Caseiro Supervisionado: Revisão Literatura. International Dental Journal., Recife, v. 7, n. 3, p. 178-183, 2008.
HENRIQUE, Douglas Benicio Barros et al. Os pricipais efeitos colaterais do clareamento dentário: como amenizá-los. SALUSVITA, Bauru, v. 36, n. 1, p. 141-155, 2017
[…] que ocorram problemas comuns da má utilização das escovas com cerdas como retração gengival, sensibilidade dentinária e desgastes excessivos no esmalte […]
[…] Sensibilidade nos dentes aumentada; […]
[…] produtos e pesquisas vão ocorrer pois ainda pairam muitas dúvidas sobre se fumante pode fazer clareamento dental. Atualmente, o mais indicado para uma longevidade do clareamento é não utilizar o […]
[…] Sensibilidade local; […]
[…] Procedimento de clareamento dental; […]