Dor no dente do tratamento de canal?

A dor no dente do tratamento de canal não é comum mas em alguns casos específicos pode ocorrer. Então se você se enquadra em algum dos motivos comentados nesse artigo procure seu dentista.

Dor no dente do tratamento de canal

Dor no dente do tratamento de canal é raro mas pode acontecer…

Dor no dente do tratamento de canal, saiba os possíveis motivos:

As dores logo após o tratamento de canal podem durar alguns dias ou então semanas e regredirem com a utilização de medicamentos. Analgésicos e anti-inflamatórios costumam resolver o problema completamente. Alguns raros casos podem de fato persistir ainda por muitos dias e precisam de uma atenção especial do seu dentista de confiança.


Os principais motivos da dor são por exemplo:

  • Sobre-instrumentação e/ou sobre-obturação: Durante a realização do tratamento de canal os instrumentos utilizados para limpar e desinfectar o canal podem ultrapassar o final da raiz do dente. A sobre-instrumentação é quando a lima endodôntica limpa além da ponta da raiz. A sobre-obturação é quando o material que é usado para “vedar” o canal após o tratamento ultrapassa a ponta da raiz. Nesse caso é possível que seja necessário o retratamento do dente.
  • Canal instrumentado de modo insuficiente: Em alguns casos a contaminação do canal era tamanha ou pela anatomia da raiz do dente o profissional teve dificuldades na instrumentação / limpeza dos canais. As bactérias acabam permanecendo em uma quantidade tal que a infecção persiste (e a dor também). Nestes casos o retratamento também seja necessário.
  • Extravasamento do material obturador: Após a instrumentação e desinfecção dos canais os mesmos são “vedados”, “preenchidos” ou então “obturados”. As substâncias utilizadas podem ultrapassar a ponta da raiz e em alguns casos serem irritantes aos tecidos.
  • Demora na restauração definitiva: Após a conclusão do tratamento de canal o dente deve restaurado de forma definitiva o mais rápido possível. Materiais provisórios mantidos por muito tempo vão favorecer uma recontaminação do dente e o tratamento ter que ser feito novamente.
  • Trauma oclusal: Em alguns casos a restauração final pode ficar “alta” ou com ajuste oclusal deficiente. A consequência disso é uma força mastigatória excessiva sobre o dente tratado gerando desconforto e dor. Ajustar a restauração pode ser o suficiente para resolver o problema da dor.

Estes são os principais motivos da dor pós endodontia. Por isso procure seu dentista de confiança para exames adequados e evite complicações.

Para trabalhos científicos sobre dor pós tratamento endodôntico clique aqui.

Nenhum Comentário

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018