Escova interdental: conheça os tipos e como usar

ESCOVA INTERDENTAL: PARA QUE SERVE?

Para se conseguir uma boa saúde bucal uma higienização efetiva dos dentes e gengivas é fator crucial. É sempre bom lembrar que hábitos de higiene bucal deficientes levam a problemas sérios como mau hálito e perda de dentes. Para ajudar na higienização, a escova interdental é um meio de escovação muito utilizado em casos específicos. Por exemplo:

  • Pacientes que utilizam aparelho ortodôntico (para dicas de como escovar adequadamente os dentes com aparelho ortodôntico, clique aqui);
  • Para higienizar os implantes dentários;
  • Para higienizar dentes com próteses parciais fixas (pontes fixas);
  • Em pacientes com grandes espaços entre os dentes;
  • Pacientes que estão em tratamento periodontal;
escova interdental forma de usar

Você sabe a finalidade da escova interdental?

Quais os modelos existentes?

As escovas interdentais tem basicamente um formato cilíndrico, são pequenas, com cerdas macias ou extra macias. Possuem os mais diferentes tamanhos. Por isso, na consulta odontológica o dentista pode auxiliar na escolha do tipo e tamanho adequados para cada caso.

Como utilizar?

Neste vídeo é possível observar de forma bem didática a forma correta de utilizar a escova:

Lembrando que:


  • Não force as cerdas no meio do dente;
  • Procure utilizar a escova com tamanho adequado para seu caso;
  • Troque sua escova no tempo indicado pelo fabricante;
  • Seu uso correto é sua introdução no espaço interdental acompanhando a inclinação papilar em média com cinco movimentos vibratórios para vestibular e cinco para lingual;

Qual a melhor marca?

No mercado existem diversas escovas interdentais de qualidade. Tanto nacionais quanto importadas. Assim, siga as indicações do seu dentista e observe questões como facilidade do uso, efetividade e durabilidade. Caso você não se adapte, solicite uma nova indicação de marca ao seu dentista.

Quanto custa uma escova interdental?

O valor pode variar de R$10,00 até R$ 50,00. Normalmente estas escovas vem em kits de várias unidades que podem durar por várias semanas. Portanto, um investimento que vale a pena pelos benefícios que proporciona para a saúde da gengiva e dentes.

Higiene Bucal não pode ser negligenciada

Quando a placa bacteriana não é controlada, promove-se então uma reação inflamatória, afetada por fatores extrínsecos como a invasão bacteriana e intrínsecos como resposta imunológica do hospedeiro, numa progressão do periodonto de proteção para o periodonto de sustentação, comprometendo a entidade periodontal e afetando os dentes.

Portanto, é importante saber que indivíduos com altos níveis de placa bacteriana terão mais cáries e doença periodontal. A prevenção a estas doenças começa com uma ótima escovação com pasta de dente com flúor, escovas de dente com cerdas macias, fio dental e nos casos onde se faz necessário, escova interdental de qualidade.

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018