Fluorose Dentária e os danos aos dentes

Fluorose dentária: o que é?

A fluorose dentária é a consequência para os dentes da exposição do germe dentário ao fluoreto durante o seu processo de formação (Infância). Chamamos de germe dentário à estrutura embrionária que dará origem aos tecidos de formação de um dente.

Crianças que acabam utilizando de forma incorreta (e ingerindo) a pasta de dente, soluções de bochecho entre outros são exemplos que podem levar às lesões do esmalte.

Afeta principalmente os dentes permanentes que possuem a mineralização mais tardia como os pré-molares. São facilmente identificados também nos dentes incisivos superiores.

Qual o aspecto clínico dos dentes com fluorose?

Fluorose Dentária em incisivos

O aspecto clinico pode variar. Podem ser vistas linhas brancas bem finas ou áreas mais amplas do esmalte. É comum que os dentes homólogos (mesmo tipo só que de lados opostos do mesmo arco) apresentem a mesma característica.

Não apenas manchas brancas são encontradas. Em casos de fluorose mais severos, manchas amareladas ou castanhas podem ser evidentes. A superfície do esmalte do dente pode apresentar-se irregular.


O que faz a lesão ser branda ou severa?

A forma como esta alteração se mostra nos dentes tem relação com:

  • Quantidade de flúor ingerida;
  • Tempo de exposição;
  • Idade;
  • Peso;
  • Estado nutricional da criança;

Existe uma tabela que diferencia então os graus de severidade. Podemos classificar como grau questionável, muito leve, leve, moderada e severa. Apenas um dentista pode avaliar e obter a classificação correta.

Como prevenir?

A melhor forma de prevenção é a vigilância dos pais no momento em que a criança faz sua higiene bucal. Assim, obedecer as quantidades de pasta de dente recomendadas pelos dentistas e utilizar soluções de bochecho somente se necessário e com supervisão.

Existe algum tratamento para as manchas?

Nos casos mais leves, muitas vezes um tratamento não é necessário. Quando as manchas brancas acabam por incomodar o paciente pela questão estética, alguns tratamentos podem ser feitos como por exemplo:

  • Clareamento dental;
  • Restaurações de resina composta;
  • Coroas cerâmicas;
  • Laminados cerâmicos (lentes de contato);

Para mais estudos científicos sobre o tema clique aqui.

Nenhum Comentário

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018