Fumante pode fazer clareamento dental?
Sim, se você é fumante pode fazer clareamento dental mas os resultados talvez não sejam os esperados.
O uso do cigarro provoca manchamentos severos nos dentes. As manchas causadas pelo fumo são então chamadas de extrínsecas. Em alguns casos a profilaxia (limpeza) uso do jato de bicarbonato e raspagem podem reduzir essas manchas. Mas se o paciente continuar fumando os dentes ficarão limpos por pouco tempo.
Portanto, se você é fumante muito provavelmente estará literalmente jogando dinheiro fora se optar pelo clareamento.
Apesar de toda a preocupação e precauções tomadas pelos dentistas existem alguns estudos científicos interessantes sobre o tema. Neste estudo, foi feita uma comparação entre 60 fumantes e 60 não fumantes. Os participantes do estudo utilizaram o gel de peróxido de carbamida a 10% por 3 horas todos os dias por 3 semanas. O estudo conclui que imediatamente após o fim do tratamento ambos os pacientes (fumantes e não fumantes) não apresentaram alterações significativas na cor dos dentes. Porém, após 1 mês os fumantes apresentavam dentes levemente menos brancos.
Mais tecnologia, novos produtos e pesquisas vão ocorrer pois ainda pairam muitas dúvidas sobre se fumante pode fazer clareamento dental. Atualmente, o mais indicado para uma longevidade do clareamento é não utilizar o cigarro.
Não consigo parar de fumar. Tenho alternativas para clarear os dentes?
Sim. Atualmente existem tratamentos com facetas estéticas em porcelana. A porcelana não sofre alteração de cor pelo cigarro. A desvantagem é que você terá que desgastar um dente hígido para fazer as facetas. Mas é bom lembrar: a área do dente com faceta de cerâmica não sofrerá manchamento mas sua gengiva continua sofrendo os efeitos deletérios do cigarro.
Outros problemas do uso do cigarro
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1,1 bilhões de pessoas sejam fumantes no mundo. Além disso, o uso do cigarro é considerado uma epidemia que vitima 7 milhões de pessoas todos os anos. Portanto ser fumante traz uma série de problemas para a saúde bucal como:
- Câncer de Boca;
- Problemas na gengiva (gengivite e periodontite);
- Manchas nos dentes;
- Manchas na língua e mucosas;
- Diminuição do fluxo salivar, entre outros.
[…] e depois utilizar uma moldeira fica então muito dificultada. Portanto, a forma ideal é pelo clareamento em consultório com gel de peróxido de hidrogênio. Dessa forma é possível utilizar também as […]
[…] Clareamento dental e prótese dentária: como realizar estas duas alternativas estéticas e obter bons resultados? […]