Gengiva Inflamada: causas, dúvidas e tratamento

A gengiva inflamada (gengivite) é um dos sinais de que algo não vai bem com a sua higiene oral ou que algo a está agredindo. Neste artigo não falaremos detalhadamente sobre a doença periodontal como um todo mas sim sobre seus sinais e sintomas iniciais.

A doença periodontal é um conjunto de doenças inflamatórias de origem infecciosa e a gengivite (gengiva sangrando) e a periodontite estão entre elas.

Os principais sintomas de problemas são: gengiva sangrando, vermelhidão, inchaço, dor e até secreções (pus).

Gengiva inflamada

Higiene bucal deficiente é o fator causal primário das doenças gengivais

Gengiva inflamada e suas causas:

A placa bacteriana ou biofilme microbiano é o causador primário da doença periodontal. Ela se forma sobre os dentes principalmente devido a uma higiene oral (escovação) deficiente. Sua mineralização pelos sais da saliva forma o tártaro. As bactérias geram toxinas que obrigam nosso organismo a se defender com inflamação e então os problemas começam.

Se não tratada esta enfermidade pode levar a destruição de todo o tecido periodontal (gengiva, osso, ligamento e cemento). Este conjunto de estruturas são os responsáveis pela sustentação do dente e se afetadas em estágios mais avançados podem levar à perda do mesmo.

Quando o dente começa a “ficar mole” provavelmente o dente está num estágio avançado da doença. A gengivite e a periodontite são altamente prevalentes na população existindo diversos estudos científicos sobre o tema.

É importante lembrar que a gengiva pode ficar inflamada também por alterações hormonais, fatores irritantes locais (sabe aquela casquinha de pipoca que fica grudada na gengiva? e o fumo), uso de alguns medicamentos e doenças sistêmicas.

Qual o tratamento

Primeiramente a consulta com um dentista especialista (periodontista) é de extrema importância. Afinal, somente ele irá juntar todas as informações para definir qual a causa da gengiva inflamada (gengiva sangrando) e o melhor tratamento.

Na grande maioria dos casos a gengiva inflamada está então relacionado com acúmulo de placa bacteriana. Assim a profilaxia e a orientação de higiene oral são o primeiro passo. Saber escolher a escova de dentes com cerdas macias, escovas unitufo, fio dental ou fita dental fazem toda a diferença para o sucesso do tratamento.

Assim, caso seja detectado uma periodontite a raspagem periodontal supra e subgengival serão necessárias entre outros tratamentos.

Mesmo a gengiva sangrando devo escovar os dentes?

Sim! Removendo o biofilme bacteriano após cada escovação é então que a gengiva irá começar a se recuperar. E consequentemente os sangramentos vão diminuir.

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018