O granuloma periapical é a lesão mais comum que acomete um dente com a polpa necrosada. Apesar de ser indolor, ela evolui lentamente e em raras vezes se torna grande.
Quando por qualquer motivo não exista uma via de drenagem ou esta via de drenagem é interrompida o granuloma pode evoluir. A evolução é o que chamamos de abcesso periapical agudo. O mais comum no granuloma periapical que vai evoluindo lentamente é que se transforme em um cisto periapical.
Radiograficamente o granuloma é caracterizado por uma imagem radiolúcida oval ou arredondada. Os contornos são bem delimitados localizado no ápice da raiz de um dente.
Raramente, o granuloma pode ser visualizado na lateral de uma raiz estando associado a canais laterais. Um granuloma que tenha episódios de agudização apresenta uma linha de demarcação menos visível entre o osso e o tecido de granulação.
Histopatologicamente, o granuloma periapical é formado por uma cápsula externa de tecido fibroso denso e uma zona central de tecido de granulação.
Qual o tratamento do granuloma periapical afinal?
O tratamento do granuloma depende então de alguns fatores. Inicialmente se opta pelo tratamento de canal para a regressão da lesão. Se isso não ocorrer a cirurgia parendodôntica é indicada.
Cerca de 8 anos após a desvitalização de um dente, surgiu um inchasso acompanhado de alguma dor na gengiva. O medico fez um raio x e diz tratar-se de um granuloma que por vezes acontece aquando da desvitalização de um dente. Apos 1 mês este inchasso deminuiu por via de drenagem. A proxima consulta médica está agendada para daqui a 2 meses.
será esta a atitude mais correcta para solucionar a situação?
Obrigado