Granuloma Periapical: Sintomas e Tratamento

O granuloma periapical é a lesão mais comum que acomete um dente com a polpa necrosada. Apesar de ser indolor, ela evolui lentamente e em raras vezes se torna grande.

Quando por qualquer motivo não exista uma via de drenagem ou esta via de drenagem é interrompida o granuloma pode evoluir. A evolução é o que chamamos de abcesso periapical agudo. O mais comum no granuloma periapical que vai evoluindo lentamente é que se transforme em um cisto periapical.

Granuloma Periapical - Dente

Radiograficamente o granuloma é caracterizado por uma imagem radiolúcida oval ou arredondada. Os contornos são bem delimitados localizado no ápice da raiz de um dente.



Raramente, o granuloma pode ser visualizado na lateral de uma raiz estando associado a canais laterais. Um granuloma que tenha episódios de agudização apresenta uma linha de demarcação menos visível entre o osso e o tecido de granulação.

Histopatologicamente, o granuloma periapical é formado por uma cápsula externa de tecido fibroso denso e uma zona central de tecido de granulação.

Qual o tratamento do granuloma periapical afinal?

O tratamento do granuloma depende então de alguns fatores. Inicialmente se opta pelo tratamento de canal para a regressão da lesão. Se isso não ocorrer a cirurgia parendodôntica é indicada.

Um Comentário

  1. Mário Silva 15/02/2012

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018