Grânulos de Fordyce: O que são e qual o tratamento

Os grânulos de fordyce são glândulas sebáceas semelhantes a pequenos pontos amarelados ou esbranquiçados que ocorrem na mucosa oral. Na região genital também podem ocorrer lesões semelhantes.

Estruturas dérmicas anexas, as glândulas sebáceas quando encontradas na cavidade oral são consideradas “ectópicas” (que ocorre em localização anormal).

grânulos de fordyce

Grânulos de Fordyce

A grande maioria da população pode apresentar grânulos de fordyce por isso pode ser considerado uma variação anatômica normal.

Fique tranquilo pois essas lesões não passam de pessoa para pessoa belo beijo ou pelo contato. Não existe relação de seu surgimento com infecção por vírus, bactérias ou fungos.

Como são os grânulos de fordyce?

Apresentam-se como múltiplas lesões papulares amareladas ou branco-amareladas, mais comuns nas bochechas e parte lateral do vermelhão do lábio superior.

Podem também aparecer em outros locais da boca como a região retromolar (parte anatômica posterior aos molares inferiores) e amígdalas (pilar amigdaliano anterior).

São indolores. O que as pessoas podem sentir é uma rugosidade no local onde aparecem por exemplo. A quantidade é bem variável. Alguns pacientes apresentam alguns pontos de lesão e outros podem apresentar centenas.

Pode estar relacionado com fatores hormonais por isso sua incidência em adultos é maior que em crianças.

Qual o tratamento?

Não existe cura para os grânulos de fordyce. Caso o paciente tenha dúvidas deve procurar um dentista de sua confiança para um exame adequado mas não existe necessidade de realizar exames mais aprofundados como biópsia.

Muitas pessoas relatam incômodo principalmente por questões estéticas por exemplo. A utilização de laser fracionado de CO² e a eletrodissecação tem apresentado bons resultados de fato. Para melhores informações procure um médico dermatologista.

Um Comentário

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018