Hipoplasia do esmalte do dente : o que causa esta alteração?

O que é Hipoplasia do esmalte?

A hipoplasia do esmalte é um distúrbio quantitativo de mineralização que afeta os ameloblastos. Os amelobrastos são as células responsáveis pela formação da camada de esmalte dos nossos dentes. Dessa forma ocorre uma deposição insuficiente de matriz orgânica durante a formação do esmalte (amelogênese).

hipoplasia do esmalte

“Manchas” características da hipoplasia

Como ocorre?

Este distúrbio ocorre devido a um estímulo genético ou ambiental sobre os ameloblastos do germe dentário durante o desenvolvimento do dente. Pode ocorrer tanto na dentição decídua (dentes de leite, não tão comuns) quanto permanente.

Através de tabelas de cronologia de erupção dentária e da posição da hipoplasia no dente é possível determinar a época da vida em que ocorreu a alteração.

Quais as características dessa lesão?

Manifesta-se com a perda parcial ou total da superfície do esmalte do dente acometendo mais o terço médio dos dentes permanentes.

Devido a deficiência na formação da camada do esmalte, a área afetada apresenta uma menor espessura. O tecido duro apresenta fossas profundas, sulcos horizontais ou verticais e uma linha circundando a coroa do dente. Em alguns casos, a atividade das células formadoras do esmalte podem ser afetadas por um período mais longo. Assim, áreas maiores de esmalte irregular e imperfeito são observadas.


Ao exame radiográfico,o esmalte dos dentes não é visível ou aparecerá como uma mancha delgada principalmente nas oclusais e proximais.

As principais problemas causados por essa alteração são, por exemplo:

Qual o melhor tratamento para a Hipoplasia do Esmalte?

Esta condição acaba trazendo danos psicológicos e comportamentais pois afeta a estética do paciente desde a infância. Existem diversas formas de tratamento que vão ser definidas pelo dentista dependendo de cada caso. Pode ser realizado clareamento dental, técnicas de micro abrasão, restaurações estéticas com resinas compostas, facetas lâminadas ou até coroa total.

Dessa forma, o fundamental é um diagnóstico preciso e restabelecer função e estética garantindo uma melhor qualidade de vida para os pacientes.

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018