Idosos e clareamento dental, existem restrições?
A busca por um sorriso belo faz parte do desejo de todas as pessoas, de todas as idades. A questão sobre idosos e clareamento dental acaba se tornando uma dúvida constante. Sou idoso, posso utilizar produtos para clarear os dentes?
Dentes e a ação do tempo
O acúmulo de manchas ao longo dos anos resulta em dentes mais amarelados ou escurecidos. A ação de chás, cafés, vinho ou cigarros sem uma manutenção preventiva com dentista podem trazer assim, danos sérios para a saúde bucal. Para muitos pacientes manter um sorriso assim é inaceitável. De que adianta estar bem de saúde física e mental mas com um sorriso amarelado? O inverso também é válido. Não adianta o idoso ter um belo sorriso mas não cuidar dos exercícios físicos e além disso uma alimentação saudável.
Clareamento na terceira idade é possível!
Fisiologicamente os dentes também sofrem certos desgastes. Dessa forma o exame do dentista pode detectar se estes desgastes são fisiológicos ou o paciente apresenta bruxismo. Em alguns casos o bruxismo severo desgasta muito os dentes, deixando-os curtos e inviabilizando o clareamento dental. Outras alternativas deverão ser buscadas.
O maior acesso a informações e cuidados preventivos dessa forma são fundamentais para uma maior longevidade dos dentes.
Dessa forma, chegar a terceira idade e ter que usar dentadura ou perder os dentes não faz mais o menor sentido.
Idoso pode clarear os dentes afinal?
Sim. O clareamento tanto caseiro como em consultório odontológico pode ser feito e com bons resultados. Após o exame do dentista é que será possível definir qual técnica é a mais adequada. Muitas vezes pode-se optar apenas pelo clareamento caseiro (com uso de moldeiras personalizadas) ou ambos (caseiro e consultório).
É importante lembrar que o clareamento dental não vai clarear dentes de qualquer tipo de prótese ou restauração. Se você usa dentadura, pontes fixas e móveis ou implantes e quiser alterar a cor terá que substituir as mesmas.
Na consulta de avaliação o dentista vai examinar os seguintes aspectos que possibilitarão o procedimento. Por exemplo:
- Problemas periodontais (gengiva);
- Bruxismo;
- Retração gengival;
- Cáries;
- Presença de próteses ou dentes com tratamento de canal;
Referências:
Bleaching and bonding for the older patient.
Kelleher, Martin G D; Djemal, Serpil; Al-Khayatt, Ahmed S; Ray-Chaudhuri, J; Briggs, Peter F A; Porter, Richard W J.Dent Update; 38(5): 294-6, 298-300, 302-3, 2011 Jun.
[…] estes vídeos e aprenda a como não fazer clareamento dental em […]