Isolamento Absoluto em odontologia
Para qualquer procedimento de dentística ou endodontia um campo bem isolado, seco e limpo é fundamental. A utilização do isolamento absoluto com dique de borracha em odontologia nos trás diversas vantagens por exemplo:
- Proteção aos tecidos moles;
- Melhor visibilidade;
- Proteção ao paciente contra acidentes (aspiração, deglutição etc..);
- Impedir que a saliva (umidade e contaminação) alcancem o campo de trabalho;
- Durabilidade de restaurações de resina;
Indicações na dentística:
- Cavidades profundas com risco de exposição pulpar;
- Em restaurações de amálgama para prevenir que fragmentos sejam então deglutidos;
- Em restaurações / procedimentos adesivos;
- Com os grampos se consegue o melhor afastamento gengival facilitando a realização de restaurações classe V;
Assim, para a utilização do isolamento absoluto um conjunto de instrumentais é necessário. Se você é estudante de odontologia, invista em materiais de boa qualidade pois você irá utilizá-los pelo resto da vida e dificilmente precisará substituir.
Materiais utilizados:
- Lençol de Borracha:
O lençol de borracha é encontrado no mercado nas mais diversas cores. Existem então variações na espessura de 0,15 a 0.35mm. Alguns profissionais recomendam a utilização do lençol de borracha preto pois contrasta mais com o dente e reflete menos luz. Esse material já vem cortado no formato quadrangular.
- Perfurador de Ainsworth:
Esse instrumento possui diversos furos com diametros variados que são feitos no lençol de borracha. Assim, a borracha é perfurada na região correspondente aos dentes que serão isolados. É importante então manter o perfurador bem afiado para evitar falhas no vedamento.
- Porta Dique de borracha:
Os arcos porta dique mais utilizados entre os profissionais são o Arco de Young bem como o Arco de Ostby. O arco de Young tem a forma de um U e pequenas pontas metálicas que ajudam a prender a borracha. O arco de Ostby tem a mesma função, só que tem um formato circular e é dessa forma mais utilizado em endodontia.
- Grampos:
Para prender qualquer dente na borracha é necessário que se utilize grampos. A numeração varia conforme o grupo de dentes:
- 200 a 205 – Molares
- 206 a 209 – Pré-molares
- 210 a 212 – Dentes anteriores
Existem grampos com códigos específicos como o W8A, 14A e 212 (para retração gengival) e estes podem ser modificados pelo dentista para que se adapte a algum caso específico.
- Pinça porta grampo de Palmer:
A pinça de Palmer é utilizada para levar o grampo ao dente.
Técnica de colocação do Dique de Borracha:
Primeiro marca-se com uma caneta o ponto exato onde será feito o furo com o perfurador de ainsworth. O ideal é que você marque o centro da incisal dos dentes anteriores e o centro da oclusal dos posteriores. Em endodontia isola-se apenas o dente que se está trabalhando. Em dentística isola-se além do dente de trabalho dois dentes posteriores a este e todos os dentes até o canino do lado oposto.
Muitos profissionais preferem colocar primeiro o grampo no dente e depois a borracha. Outros preferem o inverso ou tudo ao mesmo tempo. O importante é que não ocorra rasgamento da borracha que obrigatoriamente inviabiliza então a utilização da mesma.
A confecção de amarrias ao redor dos dentes com fio dental ajuda então na invaginação da borracha no sulco gengival e melhor vedamento. Espatulas rombóides também podem ser usadas para a invaginação.
Novidades:
Já foi citado aqui no odontoblogia aparelhos alternativos ao isolamento absoluto que futuramente podem substituir o tradicional dique de borracha. Dessa forma o importante é que utilizando qualquer destes dispositivos existe um ganho considerável na qualidade dos procedimentos.
MUITO BOM SOU TSB W ACHEI RESPOSTAS CONCRETAS
Achei perfeito,entendi muito bem
Muito bom.
EXCELENTE TRABALHO
[…] Vivadent) é um novo tipo de isolamento absoluto usado sem grampos. Promete ser fácil de aplicar e confortável ao paciente. Facilita a […]