Língua Pilosa: A língua branca ou escurecida

Língua branca ou pilosa escurecida (negra)

Quando ocorre um acúmulo de ceratina nas papilas filiformes da superfície dorsal da língua chamamos Língua Pilosa. O resultado é a aparência de uma língua branca ou escurecida que aparenta ter pelos.

Este aspecto ocorre possivelmente devido a um aumento da produção de ceratina ou um decréscimo na descamação normal de ceratina. A língua pilosa é encontrada em cerca de 0,5% dos adultos.

Características:

A língua branca pilosa ou língua pilosa negra é mais comum na linha média anterior às papilas circunvaladas, espalhando-se para as bordas laterais e anteriores. Assim, com o crescimento de bactérias cromogênicas, pigmentos pelo uso do cigarro ou alimentos as papilas adquirem coloração castanha, amarela ou negra.

Língua branca saburra

Língua branca pilosa

Então quanto maior a área de abrangência sobre a língua, maior é a aparência espessa. Poucos são os relatos de pacientes que reclamam de dor nessa condição. O que incomoda mais é o gosto ruim na boca e o mau hálito.

Língua pilosa negra

Língua pilosa negra


As causas do problema da língua branca pilosa ou língua negra pilosa ainda são incertos mas uma característica que tem predominado nos pacientes é o fumo. Outros fatores que podemos destacar:

  • Má higiene bucal (não removendo adequadamente restos de alimentos que permanecem sobre a língua);
  • Radioterapia;
  • Uso de bochechos com antiácidos ou antioxidantes;
  • Proliferação de bactérias ou fungos (acúmulo de bactérias);
  • Antibioticoterapia;

Tratamento:

Portanto por ser uma condição benigna o tratamento para a língua pilosa negra ou língua branca pilosa é simples.

É importante que o paciente deixe de fumar ou utilizar então algum antibiótico ou colutório. A higiene da língua é fundamental pois a descamação das papilas com raspador lingual ou escova de dentes auxilia na redução do aspecto de pelos.

Outra condição que afeta esta estrutura é a língua geográfica que já comentamos neste post.

Nenhum Comentário

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018