Macroglossia

Macroglossia ou língua grande e volumosa: O que é?

Na macroglossia, a língua apresenta-se com dimensões muito maiores que o normal, implicando impregnações das bordas linguais que podem ou não sofrer laceração devido ao trauma constante com as faces linguais dos dentes.

Tem causa múltipla. Pode ocorrer como parte então de uma série de anomalias integrantes do gigantismo pituitário. Bem como pode ser devido a uma hipertrofia muscular.

Existe também associação com mordida aberta anterior, à protrusão bimaxilar e a instabilidade no tratamento ortodôntico e ortodôntico-cirúrgico.

Qual o tratamento afinal?

Apesar de ser pouco frequente, existe tratamento cirúrgico para diminuir a macroglossia. A glossectomia parcial é a técnica cirúrgica utilizada para a redução do tamanho da língua e apresenta bons resultados.

É importante procurar um cirurgião dentista para avaliar se seu caso é indicado. Normalmente quem realiza o procedimento é o cirurgião buco-maxilo-facial.



Após o procedimento é possível restabelecer as funções de fonação, deglutição, respiração e harmonia facial. As alterações na gustação, mobilidade e sensibilidade na língua são mínimos.

Língua Grande ou macroglossia

Saiba mais sobre outras patologias de língua como: Língua brancaLíngua Geográfica e Fissurada

Faça sua pergunta