Materiais de moldagem: Silicona de adição

Dando continuidade ao assunto materiais de moldagem, hoje falaremos sobre a silicona de adição.

Os silicones de adição ou polivinilsiloxano apresentam reação química dos grupos vinil cuja ligação cruzada é feita pelos grupos hidretos ativados por um catalisador de sais de platina. Não ocorre formação de subprodutos, por isso, é um material que apresenta excelente estabilidade dimensional. Caso a proporção correta não seja utilizada ou impurezas estiverem presentes pode ocorrer a liberação de hidrogênio. Mesmo não sendo considerado um subproduto o hidrogênio pode contribuir para o surgimento de microbolhas negativas no gesso. Por isso é importante que se aguarde 1 hora antes de vazar o gesso nesse material.

As siliconas de adição são materiais que apresentam a melhor elasticidade e a distorção é praticamente inexistente. Também se caracterizam pela excelente estabilidade dimensional o que permite o seu vazamento em até 7 dias. O material tendo ótima estabilidade dimensional e pouca distorção permitem o vazamento de mais de um modelo por moldagem.

As siliconas de adição podem ser apresentadas em formas de pasta em potes/latas ou em dispositivos dispensadores automáticos (pistolas) sempre na forma de pasta base e catalisador.

O tempo de trabalho e o tempo de presa podem ser expandidos pela adição de um retardador, quando fornecido pelo fabricante, e por resfriamento da placa de mistura. A desinfecção das moldagens pode ser feita com uma solução de hipoclorito a 10% ou glutaraldeído a 2% de 10 a 15 minutos.

Marcas comerciais:



Material de Moldagem - Silicona de Adição

Express - 3M

Material de Moldagem - Silicona de Adição

Provil - Heraeus Kulzer

Materiais de Moldagem - Silicona de Adição

Adsil - Vigodent



9 Comentários

  1. Luana M. 27 de Fevereiro de 2012
  2. Frank Botega 27 de Fevereiro de 2012
  3. rodrigo 22 de Março de 2012
  4. Kacris 5 de julho de 2012
  5. Fernando 16 de setembro de 2012
  6. rodrigo pereira 29 de novembro de 2012
  7. silvia leme 5 de junho de 2014
  8. ilberto 9 de junho de 2014
  9. Jade 30 de setembro de 2014

Faça sua pergunta