Nome e numeração dos dentes

Saiba o nome e numeração dos dentes

Neste artigo iremos explicar o nome e numeração dos dentes permanentes e decíduos (leite).

Incisivos

Incisivos centrais permanentes superiores (11 e 21): Tem formato de cunha a sua principal finalidade é a de cortar os alimentos. Assim são fundamentais na estética facial e para a articulação de palavras. Logo quando nascem exibem uma borda serrilhada que vai desaparecendo com o tempo devido ao uso (atrição);

Incisivos laterais permanentes superiores (12 e 22): Lembra muito o incisivo central só que com um tamanho menor. Tem a mesma função de corte.

Incisivos centrais inferiores (31 e 41): De fato são os menores e mais simétricos dentes da dentição permanente.

Incisivos laterais inferiores (32 e 42): Muito parecidos com os incisivos centrais inferiores só que com tamanho um pouco maior.

Caninos

Caninos superiores (13 e 23): É o dente mais longo da arcada dentária. Assim o seu formato dá um aspecto de força e robustez indispensável para cortar / rasgar os alimentos.

Caninos inferiores (33 e 43): Apresenta as mesmas características e funções dos superiores. Seu formato é um pouco menor (mais estreito).

Pré molares

Primeiro pré molar superior (14 e 24): Apresentam duas cúspides (pontas) e tem formato pentagonal. Os pré molares (tanto superiores quanto inferiores) são responsáveis por moer / esmagar os alimentos.

Segundo pré molar superior (15 e 25): Muito similar ao primeiro pré molar, mas menor em todos os sentidos. A parte vestibular (frente do dente) parece mais ovalada e não pentagonal como então o primeiro pré molar.

Molares

Primeiro pré molar inferior (34 e 44): A parte da frente do dente lembra muito o canino inferior só que em dimensões reduzidas. Apresenta também duas pontas (cúspides) que dessa forma quase sempre são unidas por uma elevação / ponte de esmalte.

Segundo pré molar inferior (35 e 45): A coroa destes dentes são maiores que as do primeiro pré molar inferior. Por isso normalmente possuem duas ou três pontas (cúspides).

Primeiro molar superior (16 e 26): São dentes bem volumosos e apresentam quatro pontas (cúspides) por isso são fundamentais para a trituração dos alimentos.

Segundo molar superior (17 e 27): Apesar de volumoso é um pouco menor que o primeiro molar. Também apresenta normalmente quatro pontas (cúspides).

Terceiro molar superior (18 e 28): Popular dente Siso. Normalmente é o menor dos molares. Em muitos casos pode não se formar ou estar semi-incluso ou incluso (podendo ser observado apenas por radiografias).

Primeiro molar inferior (36 e 46): Normalmente é o maior dente da boca. Dessa forma sua coroa é bem alongada lembrando um paralelepípedo. Pode apresentar cinco cúspides ou até seis em alguns casos.


Segundo molar inferior (37 e 47): Difere do primeiro molar inferior por ser um pouco menor e possuir quatro cúspides.

Terceiro molar inferior (38 e 48): Tem uma larga diversidade de formas e então como os superiores pode não se formar, estar semi incluso ou incluso.

Nome e numeração dos dentes de leite

Não estranhe. Na dentição decídua não existem os pré-molares.

Nome e numeração dos dentes

Incisivos centrais superiores (51 e 61)

Incisivos laterais superiores (52 e 62)

Caninos superiores (53 e 63)

Primeiro molar superior (54 e 64)

Segundo molar superior (55 e 65)

Incisivos centrais inferiores (71 e 81)

Incisivos laterais inferiores (72 e 82)

Caninos inferiores (73 e 83)

Primeiro molar inferior (74 e 84)

Segundo molar inferior (75 e 85)

 

2 Comentários

  1. Luzia 06/07/2018
  2. ubiratã sena nunes 26/10/2018

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018