Saiba o nome e numeração dos dentes
Neste artigo iremos explicar o nome e numeração dos dentes permanentes e decíduos (leite).
Incisivos
Incisivos centrais permanentes superiores (11 e 21): Tem formato de cunha a sua principal finalidade é a de cortar os alimentos. Assim são fundamentais na estética facial e para a articulação de palavras. Logo quando nascem exibem uma borda serrilhada que vai desaparecendo com o tempo devido ao uso (atrição);
Incisivos laterais permanentes superiores (12 e 22): Lembra muito o incisivo central só que com um tamanho menor. Tem a mesma função de corte.
Incisivos centrais inferiores (31 e 41): De fato são os menores e mais simétricos dentes da dentição permanente.
Incisivos laterais inferiores (32 e 42): Muito parecidos com os incisivos centrais inferiores só que com tamanho um pouco maior.
Caninos
Caninos superiores (13 e 23): É o dente mais longo da arcada dentária. Assim o seu formato dá um aspecto de força e robustez indispensável para cortar / rasgar os alimentos.
Caninos inferiores (33 e 43): Apresenta as mesmas características e funções dos superiores. Seu formato é um pouco menor (mais estreito).
Pré molares
Primeiro pré molar superior (14 e 24): Apresentam duas cúspides (pontas) e tem formato pentagonal. Os pré molares (tanto superiores quanto inferiores) são responsáveis por moer / esmagar os alimentos.
Segundo pré molar superior (15 e 25): Muito similar ao primeiro pré molar, mas menor em todos os sentidos. A parte vestibular (frente do dente) parece mais ovalada e não pentagonal como então o primeiro pré molar.
Molares
Primeiro pré molar inferior (34 e 44): A parte da frente do dente lembra muito o canino inferior só que em dimensões reduzidas. Apresenta também duas pontas (cúspides) que dessa forma quase sempre são unidas por uma elevação / ponte de esmalte.
Segundo pré molar inferior (35 e 45): A coroa destes dentes são maiores que as do primeiro pré molar inferior. Por isso normalmente possuem duas ou três pontas (cúspides).
Primeiro molar superior (16 e 26): São dentes bem volumosos e apresentam quatro pontas (cúspides) por isso são fundamentais para a trituração dos alimentos.
Segundo molar superior (17 e 27): Apesar de volumoso é um pouco menor que o primeiro molar. Também apresenta normalmente quatro pontas (cúspides).
Terceiro molar superior (18 e 28): Popular dente Siso. Normalmente é o menor dos molares. Em muitos casos pode não se formar ou estar semi-incluso ou incluso (podendo ser observado apenas por radiografias).
Primeiro molar inferior (36 e 46): Normalmente é o maior dente da boca. Dessa forma sua coroa é bem alongada lembrando um paralelepípedo. Pode apresentar cinco cúspides ou até seis em alguns casos.
Segundo molar inferior (37 e 47): Difere do primeiro molar inferior por ser um pouco menor e possuir quatro cúspides.
Terceiro molar inferior (38 e 48): Tem uma larga diversidade de formas e então como os superiores pode não se formar, estar semi incluso ou incluso.
Nome e numeração dos dentes de leite
Não estranhe. Na dentição decídua não existem os pré-molares.
Incisivos centrais superiores (51 e 61)
Incisivos laterais superiores (52 e 62)
Caninos superiores (53 e 63)
Primeiro molar superior (54 e 64)
Segundo molar superior (55 e 65)
Incisivos centrais inferiores (71 e 81)
Incisivos laterais inferiores (72 e 82)
Caninos inferiores (73 e 83)
Primeiro molar inferior (74 e 84)
Segundo molar inferior (75 e 85)
Indentifique todos os dentes da dentição decídua através dos números (padronizada pela FDI).
[…] ter em mente que as consequências logo após a perda de dentes permanentes é enorme. Por isso não repô-los o mais breve possível pode causar os seguintes […]
Gostaria de saber onde está o dente Número 1.e 2,3,4,5,6,7,8.9 e o 10. quem sabe responder?
[…] falando então sobre a dentição permanente. A dentição permanente está completa normalmente até os 18 anos de idade. Se o indivíduo […]
Fiz novamente um restauração no dente 27, pois havia dado uma infiltração, mas não gostei da anatomia como ficou o dente citado. Como faço. Estou tentando ver como é um dente sem nunca ter restaurado para ver se consigo com o profissional que ele fica assim. Toda hora ponha a língua no espaço que ficou. A profissional disse que desenhou o dente.