Saiba mais sobre nomenclatura e classificação das cavidades dentárias
A classificação das cavidades dentárias pode ser dividida quanto a sua finalidade em duas: Terapêuticas ou Protéticas
Finalidade Terapêutica:
São realizadas nos casos em que a lesão cariosa, abrasão, erosão, abfração, fratura ou outras lesões dos tecidos duros dos dentes tenham comprometido a estrutura coronária parcial ou totalmente, cujo preparo é condicionado a uma restauração individual do dente, visando à reconstrução morfológica funcional e estética.
Finalidade Protética:
São as cavidades preparadas para servir como retentores ou apoio para prótese fixa e removível, podendo ser realizadas tanto em dentes afetados quanto em dentes hígidos. Black determinou outros dois tipos de classificação para as cavidades: uma etiológica que se baseia nas áreas dos dentes suscetíveis à cárie; e outra artificial, na qual reuniu cavidades em classes que requerem a mesma técnica de instrumentação e restauração.
Classificação etiológica de Black
Baseada nas áreas dos dentes sucetíveis à cárie, ou seja, regiões de difícil higienização, subdivididas conforme a localização anatômica em:
- Cavidades de cicatrículas e fissuras;
- Cavidades de superfícies lisas;
Classificação artificial de Black
Cavidades reunidas em classes que requerem a mesma técnica de instrumentação e restauração.
Cavidade Classe I: São cavidades preparadas em rigiões de má coalescência de esmalte – cicatrículas e fissuras na face oclusal de molares e pré-molar; 2/3 oclusal da face vestibular dos molares inferiores; e na face lingual dos incisivos e caninos superiores, 2/3 a face palatina dos molares inferiores.
Dentistica – Cavidade Classe I
Cavidade Classe II: Cavidades preparadas nas faces proximais dos pré-molares e molares.
Cavidade Classe III: Cavidades preparadas nas faces proximais dos incisivos e caninos, sem remoção do ângulo incisal.
Cavidade Classe IV: Cavidades preparadas nas faces proximais dos incisivos e caninos com remoção e restauração do ângulo incisal.
Cavidade Classe V: Cavidades preparadas no terço gengival, não de cicatrículas, nas faces vestibular e lingual de todos os dentes.
Esta é a nomenclatura e classificação das cavidades dentárias em dentística restauradora. Fiquem atentos a novos posts sobre dentística!
Foi de grande valia pra mim vcs estarem deixando essas classificacoes claras, e obtive bons resultados na minha pesquisa atraves deste, muito obrigado !
Perfeita essa resposta, amei!
[…] descrevemos uma cavidade ou restauração, a localização pode ser descrita pela superfície do dente que está envolvida. […]