Odontologia Legal

História da odontologia legal

Você sabe a história da Odontologia Legal e como começou a ser praticada no mundo?

Em 1897, em Paris, um violento incêndio consumiu um café frequentado pela alta sociedade parisiense. Este evento trágico ocasionou a morte de uma centena de pessoas e ficou conhecido como o incêndio no “Bazar de la Charité” e é o marco inicial da Odontologia Legal.

 

Incêndio no Bazar de la Charité

 

Nesse incêndio de enormes proporções, todas as vítimas morreram carbonizadas dificultando muito a identificação dos corpos. Os frequentadores do Bazar de la Charité eram todos da alta sociedade bem como tinham acesso aos serviços odontológicos prestados na época.

A partir daí, as autoridades notaram que como os dentes resistiram as altas temperaturas os dentistas poderiam auxiliar na identificação dos corpos. Com o auxílio dos dentistas foi possível identificar 90% dos corpos carbonizados o que deu muita credibilidade ao método de identificação pela arcada dentária.

Santiago do Chile

Outro acontecimento que necessitou de identificação por dentistas foi por um incêndio no Consulado da Legação Alemã em Santiago do Chile em 1909. Vasculhando os destroços do prédio, os bombeiros encontraram um corpo carbonizado que pareciam pertencer ao secretário do consulado que estava desaparecido.

Foi solicitado o auxílio do cirurgião dentista Germán Valenzuela de Basterrica, que provou cientificamente que os restos mortais encontrados não pertenciam ao funcionário desaparecido, mas sim ao porteiro da representação diplomática, Ezequiel Tapia.

 



Germán Valenzuela de Basterrica: Busto na Universidade de Santiago do Chile

 

O secretário que estava desaparecido acabou se tornando um dos principais suspeitos do incêndio e foi capturado enquanto tentava atravessar a fronteira do Chile com a Argentina, usando disfarce de padre.

Após julgamento, ele foi enforcado. O caso ganhou então notoriedade no país o que acabou estimulando as autoridades a criar a primeira universidade de odontologia no país. No saguão da universidade podemos ver o crânio carbonizado do porteiro identificado pelo dentista.

Tsunami de 2004

Vários casos foram sendo solucionados ao longo dos anos com o auxílio de técnicas de odontologia legal. Dessa forma desde as grandes guerras mundiais até os tsunamis de dezembro de 2004. A odontologia legal então é uma especialidade muito abrangente. Uma vez que está diretamente associada com outras especialidades odontológicas. Também a outras ciências, tais como medicina, direito e bioquímica.

Dentre as áreas de atuação da odontologia legal podemos destacar por exemplo:

  • Identificação Humana
  • Perícias
  • Perícia em área administrativa
  • Perícia, Avaliação e Planejamento em infortunística
  • Tanatologia forense
  • Elaboração de laudos, autos, pareceres, relatórios e atestados
  • Traumatologia odonto-legal
  • Balística forense
  • Perícia em vestígios correlatos
  • Etc…

Onde fazer especialização em odontologia legal no Brasil afinal?

Segundo o site do CFO existem duas universidades do Brasil que habilitam o cirurgião dentista a esta especialidade. São elas:

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS e FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA-UNICAMP e USP.

12 Comentários

  1. Ana Tokus 18/10/2011
  2. Alinne 04/08/2012
  3. tania 22/11/2012
  4. Ingrid Limbat 06/05/2013
  5. Frank Botega 07/05/2013
  6. mila 16/07/2013
  7. Frank Botega 22/07/2013
  8. fernando 12/09/2013
  9. Caroline 24/06/2015
  10. MARCIA MARIA 11/05/2016
  11. MARCIA MARIA 11/05/2016
  12. Priscila Avellar 31/07/2016

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018