Odontoma composto e complexo, o que são e qual o tratamento?

O que é odontoma?

Um dos tumores odontogênicos mais comuns na cavidade bucal é o odontoma. São considerados mais como anomalias que ocorrem durante o processo de desenvolvimento de um dente do que uma neoplasia propriamente dita.

Quais os tipos?

A prevalência é maior do que a soma de todos os outros tumores odontogênicos. Pode então ser dividido em dois tipos: Composto e Complexo.

odontoma-composto-e-complexo

Radiografia periapical de um odontoma composto e complexo. P exame radiográfico é fundamental para o diagnóstico.

 

O Odontoma Composto é formado por muitas estruturas pequenas e disformes semelhantes a dentes. Recentemente um caso bem atípico chamou a atenção da mídia mundial. Um jovem indiano de 17 anos foi operado desta lesão e foram removidas num total de 232 “dentes”. Claro que a mídia gosta de chamar a atenção para a notícia mas se você observar as estruturas são muito disformes e apenas algumas podem ser consideradas mini dentes ou dentículos como queiram.

odontoma composto e complexo

Caso raro de odontoma em garoto indiano

Já o Odontoma Complexo é uma massa aglomerado formado por esmalte e dentina. Este não lembra a estrutura de um dente.



Esta lesão em alguns casos pode aparentar uma mistura dos dos tipos. Assim é o que se mostra na lesão apresentada pelo garoto indiano (veja as imagens).

Na grande maioria dos casos apresenta-se assintomático e então o paciente descobre que possui esta condição em exames radiográficos de rotina no consultório do dentista.

A remoção é feita cirurgicamente e o prognóstico ao paciente após sua remoção é bem favorável. Portanto não há motivos para maiores preocupações.

Odontoma “erupcionando” em região de incisivos centrais [via]

Portanto as visitas regulares ao dentista são importantíssimas. Exames radiográficos anuais podem fazer que certas lesões sejam descobertas precocemente e trazendo melhores prognósticos.

Para dentistas: Caso procure por trabalhos científicos sobre essa patologia vale a pena então acessar a página da Bireme clicando aqui.

Faça sua pergunta