O que é Placa Bacteriana?

O que é Placa Bacteriana?

Em nossa boca possuímos bilhões de bactérias. O acúmulo destas bactérias sobre os dentes forma a placa bacteriana que está diretamente envolvida com doenças como a cárie dentária, gengivite, periodontite, peri-implantite e estomatites.

Ao analisar seus componentes podemos encontrar células descamadas, restos alimentares e os mais diferentes microrganismos.

Foto de Placa Bacteriana nos Dentes

Placa Bacteriana / Biofilme sobre os dentes

O acúmulo da placa e sua mineralização leva a formação do calculo ou tártaro (em alguns raros casos esse tártaro pode tomar proporções gigantescas…). Para se ter uma noção da quantidade de bactérias presentes na cavidade oral, estima-se que em 1mm³ de placa possuímos 100 milhões de bactérias de 300 espécies diferentes.

A placa bacteriana pode se formar supragengivalmente (acima da gengiva), na margem gengival ou até subgengivalmente. A microbiota presente em cada local é diferente devido a presença ou não de oxigênio, sangue etc. É inevitável então que a placa se forme.



Já o tártaro só é possível de remover com auxílio do dentista. Normalmente é feita a raspagem periodontal com auxilio de curetas ou com aparelhos como o ultrassom. Tanto o acúmulo de placa como tártaro se tratados tardiamente podem causar danos irreversíveis aos tecidos de sustentação dos dentes. Portanto, descuidar com a higiene oral pode sim levar à perda do dente.

Por isso é importante seguir algumas dicas para que a placa não lhe traga problemas.

Como prevenir e remover a placa dos dentes afinal?

Prevenir que a placa bacteriana cause problemas é simples. Siga alguma dessas dicas por exemplo:

  • Escove os dentes no mínimo três vezes ao dia (Mantenha uma boa higiene bucal);
  • Não esqueça de passar o fio dental diariamente;
  • Gengiva sangrando é sinal de problemas (pode ser por acúmulo de placa);
  • Troque sua escova de dentes no mínimo a cada 3 meses;
  • Visite regularmente seu dentista para realizar uma profilaxia (limpeza) profissional dos dentes;

Nenhum Comentário

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018