Ponto preto no dente é sinal de cárie?

Muitos pacientes nos questionam no consultório sobre o “ponto preto no dente”. É cárie doutor?

Nem sempre um ponto preto ou mancha preta no seu dente significa que você está com cárie. Nossos dentes (principalmente os mais posteriores) possuem detalhes anatômicos como ranhuras, fissuras ou sulcos no esmalte que facilitam a deposição de resíduos.

Ponto preto no dente

Ponto / Mancha preta no dente. Cárie ou não?

Por mais que você escove, estes locais acabam acumulando estes resíduos que danificam o esmalte. Os alimentos possuem corantes, pigmentos, são ácidos etc.. Tudo isso contribui para que o ponto preto no dente apareça.

É por isso que os dentistas vivem aconselhando aos seus pacientes que visitem regularmente (6 em 6 meses) o consultório. A profilaxia ajuda a remover estes pigmentos e fica mais fácil tirar dúvidas quanto a presença de lesão de cárie.

Afinal, como o dentista sabe se o ponto preto no dente é cárie?

Existem diversas formas de se investigar se uma mancha no dente é uma cárie. Antes de o dentista fechar o diagnóstico ele irá limpar o dente (profilaxia), utilizar uma iluminação adequada, secar o dente, utilizar alguns instrumentais e todo seu conhecimento teórico adquirido.



Deste modo fica muito mais fácil observar as características da mancha. O exame radiográfico também é fundamental!

É importante que você busque seu dentista de confiança para um correto diagnóstico. Somente o dentista sabe detectar cáries em estágio inicial e diferenciar se uma lesão é reversível ou irreversível necessitando ou não de uma restauração.

Não julgue seu dentista erroneamente caso ele diga para você que o tal ponto preto no dente não é cárie. Se você não “sentiu firmeza” nas explicações do profissional busque uma segunda opinião.

Portanto as pesquisas estão cada vez mais avançadas na área do diagnóstico de cáries. Existem aparelhos que ajudam o dentista a tirar dúvidas e muitos trabalhos científicos sobre o tema.

 

Nenhum Comentário

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018