Quantos dentes temos na boca afinal?

Você sabe quantos dentes temos na boca afinal?

Caso você tenha a curiosidade em saber quantos dentes temos na boca é necessário primeiramente separar a dentição decídua (dentes de leite) da permanente.

Começamos falando então sobre a dentição permanente. A dentição permanente está completa normalmente até os 18 anos de idade. Se o indivíduo possuir todos os dentes podemos dizer que a dentição permanente completa é composta por 32 dentes!

Os dentes permanentes são: Incisivos centrais (2 superiores + 2 inferiores), Incisivos laterais (2 superiores + 2 inferiores). Caninos (2 superiores + 2 inferiores), Pré-molares (4 superiores + 4 inferiores) e Molares (6 inferiores + 6 Superiores).

É importante saber que nem todas as pessoas desenvolvem os SISOS (terceiros molares). Existem pacientes que possuem apenas os sisos inferiores ou superiores. Já observei pacientes que só tinham os sisos do lado direito, por exemplo. Isso tem ocorrido com os seres humanos pois nossos hábitos alimentares e estrutura óssea vão mudando com o tempo. Nossa alimentação é muito mais fácil de mastigar do que na época de nossos ancestrais.

Dessa forma, nosso organismo não vê a necessidade de termos um terceiro molar e além disso nossa estrutura óssea acaba não possibilitando o espaço suficiente para que o dente erupcione da forma adequada. Assim a necessidade de muitos pacientes terem que extrair o siso por não conseguir escovar adequadamente.

quantos dentes temos na boca?

Quantos dentes temos na boca afinal?

Quantos são os dentes de leite?

Na dentição decídua (dentes de leite) possuímos normalmente 20 dentes. Incisivos centrais (2 superiores + 2 inferiores), Incisivos laterais (2 inferiores + 2 superiores). Caninos (2 inferiores + 2 superiores) e molares (4 superiores + 4 inferiores).

Quantos são os dentes do siso?

Como mencionamos anteriormente, normalmente as pessoas tem 4 dentes do siso. Por uma questão evolutiva é comum observarmos atualmente que pessoas não desenvolvem estes dentes ou alguns destes dentes.


Quais as funções de cada grupo de dentes?

Os incisivos tem a função de cortar os alimentos e são em número de 8 nos seres humanos. São divididos em 4 na arcada superior e 4 na arcada inferior.

Os caninos, conhecidos popularmente como “presas”, tem a função de perfurar e rasgar os alimentos. São em números de 4 numa dentição completa. São 2 caninos na arcada superior e 2 na arcada inferior. Eles são pontiagudos e ficam entre os incisivos e os pré-molares.

Os dentes pré-molares e molares tem por função a trituração dos alimentos.

Curiosidades:

Por serem muito resistentes, sendo uma das partes mais duras do nosso corpo, os dentes costumam ser preservados por muitos anos. Dessa forma, é possível o estudo por arqueólogos de diversas civilizações antigas e também obter características do modo de vida dos primeiros seres humanos.

Concluindo

Após tirar suas dúvidas sobre quantos dentes temos na boca não esqueça de visitas semestrais ao seu dentista de confiança. Assim, você terá garantias de que permanecerá durante a vida toda com seus 32 dentes.

Em crianças é importante estar atento para a cronologia de erupção dos dentinhos. Assim é possível observar precocemente qualquer alteração de posicionamento dos dentes na arcada e se necessário intervir da melhor forma possível.

Nenhum Comentário

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018