Recém nascido com dente? Qual o tratamento?

Recém nascido com dente?

Um bebê recém nascido com dente não é algo tão incomum e damos o nome de dentes natais. Alguns bebês ou já nascem com o dentinho ou os pais notam o surgimento de um dentinho durante os primeiros 30 dias de vida (dentes neo-natais).

Recém nascido com dente

Dente natal ou neo natal

Quais as causas e qual dentinho nasce?

Ainda não existe uma explicação definida para o surgimento dos dentes natais. Dessa forma é importante que o profissional investigue o histórico médico sindrômico (pode estar associado a mais de 20 síndromes e anomalias) e padrão familiar. O germe do dente (sementinha do dente) pode ter se posicionado mais superficialmente ou uma redução de certas vitaminas também são estudados como possíveis fatores.

Eles normalmente surgem na região dos incisivos inferiores e fazem parte da dentição normal da criança. É possível também que sejam dentes supranumerários (dentes a mais).

As características dos dentes Natal e Neo Natal são os seguintes:

  • Tamanho muito pequeno;
  • Conicidade;
  • Amarelados (Cor Amarelo-amarronzado-opaco);
  • Defeitos no esmalte (hipoplasia);
  • Mobilidade (pois a raiz não se desenvolveu adequadamente);

Qual o tratamento adequado?

O profissional mais adequado para tratar do dentinho do recém nascido é o (a) odontopediatra. Será necessário realizar um exame clínico e radiográfico para definir logo após análise qual o melhor tratamento.



Alguns fatores devem ser levados em consideração. A permanência em boca de um dentinho supranumerário com mobilidade pode de fato ocasionar uma deglutição ou broncoaspiração acidental.

Por isso se o dente já for o dente decíduo (dente de leite) o mais ideal é que se mantenha o dente. Assim a presença do dente tão precocemente pode dificultar na amamentação (machucar o peito da mãe). Esse dentinho também pode acabar machucando a linguinha do bebê gerando pequenas feridas e irritação. Se for optado por manter é ideal que se alise as bordas incisais.

Portanto se for optado pela extração evita-se os 10 primeiros dias do recém nascido pela pouca quantidade de vitamina K no organismo (possíveis hemorragias).

Então procure seu dentista odontopediatra de confiança para avaliar qual o tratamento mais indicado.

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018