Restaurar o dente depois de tratar o canal é importante?

Qual a importância de restaurar o dente depois de tratar o canal?

Restaurar o dente depois de tratar o canal: saiba a importância de realizar esse procedimento indicado pelo seu dentista.

Na maioria dos casos em que o tratamento de canal deve ser realizado o dente já se apresenta fragilizado. Seja por cáries extensas ou fraturas o dente precisa recuperar a sua função após estas agressões.

Por isso, antes de tratar o canal o dentista (endodontista) deve avaliar muito bem o estado do dente. As lesões de cárie vão possibilitar uma restauração adequada posteriormente? O dente apresenta fraturas? O dente apresenta saúde periodontal e função oclusal satisfatórios?

Dentes com coroas muito destruídas podem de fato necessitar de cirurgias de aumento de coroa clínica ou extrusão ortodôntica. Se todos estes fatores estiverem adequados muito provavelmente o tratamento restaurador após a endodontia terá sucesso.

A incorreta indicação e planejamento de cada caso é o que acaba gerando a falsa fama de que após tratar o canal o “dente sempre quebra“.

Devo restaurar o dente imediatamente ou posso esperar?

restaurar o dente depois de tratar o canal

Após o tratamento de canal o dente deve ser restaurado o mais breve possível

É fundamental que o dente seja restaurado imediatamente (o mais breve possível). O motivo é que mesmo com restaurações provisórias pode ocorrer a contaminação dos canais radiculares por exemplo. Nossa saliva é rica em bactérias que se em contato com o sistema de canais radiculares (mesmo obturados) pode levar a uma contaminação.

A contaminação pode levar a perda de todo o tratamento e dessa forma sua consequente repetição (retratamento).

A restauração provisória não previne adequadamente a contaminação por longos períodos de tempo e não protegem contra fraturas.

O planejamento adequado de cada caso desde o seu início garantem longevidade ao dente mesmo após o tratamento de canal. Portanto restaurar o dente depois de tratar o canal seja com resina composta, próteses fixas, inlays ou onlays podem trazer resultados estéticos muito satisfatórios.

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018