Rosto inchado por causa do dente? Saiba o que fazer

Será possível que eu esteja com o rosto inchado por causa do dente?

Inúmeros problemas de saúde podem ocasionar em “inchaço”. Existe sim a possibilidade de que uma pessoa fique com rosto inchado por causa do dente. Vamos explicar os motivos de o corpo humano responder dessa forma e o que você deve fazer.

mulher com rosto inchado por causa do dente

Ficar com o rosto inchado é muito ruim mas tem explicação.

O que é inflamação?

A inflamação é uma reação normal do organismo à uma agressão ou infecção aos tecidos. As manifestações clinicas da inflamação são: dor, calor, rubor (vermelhidão), edema (inchaço) e perda de função.

Sabendo este conceito básico é possível então determinar que se seu rosto está inchado é bem provável que você esteja sofrendo os efeitos da inflamação. Agora é necessário procurar um médico ou dentista para verificar as razões e os melhores tratamentos para cada caso.

E o dente e a boca?

Vamos citar algumas situações envolvendo a cavidade oral em que é possível que o inchaço no rosto ou na boca apareçam:

  • Infecções dentárias: Normalmente uma infecção no dente inicia por uma cárie. A medida em que o tempo passa (e ela não é removida) atinge a polpa iniciando um processo de necrose. A necrose gera infecção desencadeando o processo de inflamação e consequentemente ,em alguns casos, o inchaço do rosto. Dessa forma um dentista deve ser procurado para iniciar o tratamento de canal e se necessário a utilização de medicamentos como antibióticos ou anti-inflamatórios;
  • Tumores e lesões bucais: Alguns tumores e lesões bucais geram aumento de volume ou inchaço no rosto. Podemos citar por exemplo: lesão periférica de células gigantes, fibroma ossificante, sialoadenite, querubismo, tumor de warthin, ameloblastoma entre outras.
  • Pós Operatórios de cirurgias: É muito comum que após qualquer procedimento cirúrgico odontológico ocorra o edema ou inchaço. Seja em cirurgias de extração do dente do siso, colocação de implantes dentários únicos ou múltiplos, cirurgias periodontais dentre outras. Basta seguir as recomendações do dentista que o edema irá diminuir em poucos dias (dependendo da complexidade da cirurgia);

O que fazer?

Após ler sobre se o rosto inchado por causa do dente pode ser o seu caso, procure então um profissional de sua confiança. Como mencionamos anteriormente o inchaço no rosto pode ser relacionado aos dentes MAS não somente. Evite então se auto medicar pois um problema simples pode se tornar crônico e de difícil tratamento futuro.

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018