O símbolo da odontologia é constituído por um bastão com uma serpente amarela que se enrosca da direita para a esquerda, circunscrito em um circulo.
O grande responsável por este modelo foi o dentista Benjamin Constant Nunes Gonzaga em um artigo publicado na Revista Odontológica Brasileira (atual Revista da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) em 1914.
O símbolo da odontologia é constituído por um bastão com uma serpente amarela que se enrosca da direita para a esquerda. É também circunscrito em um circulo.
O grande responsável por este modelo foi o dentista Benjamin Constant Nunes Gonzaga. Apareceu em um artigo publicado na Revista Odontológica Brasileira (atual Revista da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) em 1914.
Utilizar somente o bastão e a serpente ficaria muito parecido com o símbolo da medicina. Benjamim então mudou aplicando um círculo ao redor. Isso significa a medicina circunscrita, ou seja, a odontologia como área de atuação específica a cavidade oral.
No VII Encontro dos Sindicatos de Odontologia do Brasil, ocorrido em 6 de novembro de 1973, sob os auspícios da Federação Nacional dos Odontologistas foram feitas pequenas modificações. Foi definido que o bastão será marrom e o círculo terá cor grená. Anos mais tarde foi definido que a serpente deveria ter estrias pretas.
Para fazer então o download do símbolo da odontologia é simples. Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e depois em “Salvar imagem como…”
Apesar de embasado em simbologia tão interessante, faltou censo artístico ao “desenhista” que demonstrou não ser dentista pois não teve noção de proporcionalidade.O bastão é grosseiro e assemelha-se a um mourão ou uma clava pré-histórica.A serpente tambem é grosseira, pobre em impressão visual e, por isso mesmo causa péssimo efeito. Semelhante ao minhocão,ela não afina no sentidol cabeça / cauda ,apresentando tamanho e espessura desproporcionais.
Cabe a nós darmos um toque artístico na nossa história.