Símbolo da Odontologia: O que significa?

O símbolo da odontologia é constituído por um bastão com uma serpente amarela que se enrosca da direita para a esquerda, circunscrito em um circulo.

O grande responsável por este modelo foi o dentista Benjamin Constant Nunes Gonzaga em um artigo publicado na Revista Odontológica Brasileira (atual Revista da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) em 1914.

Download Símbolo da Odontologia

O símbolo da odontologia é constituído por um bastão com uma serpente amarela que se enrosca da direita para a esquerda. É também circunscrito em um circulo.

O grande responsável por este modelo foi o dentista Benjamin Constant Nunes Gonzaga. Apareceu em um artigo publicado na Revista Odontológica Brasileira (atual Revista da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) em 1914.

Utilizar somente o bastão e a serpente ficaria muito parecido com o símbolo da medicina. Benjamim então mudou aplicando um círculo ao redor. Isso significa a medicina circunscrita, ou seja, a odontologia como área de atuação específica a cavidade oral.

No VII Encontro dos Sindicatos de Odontologia do Brasil, ocorrido em 6 de novembro de 1973, sob os auspícios da Federação Nacional dos Odontologistas foram feitas pequenas modificações. Foi definido que o bastão será marrom e o círculo terá cor grená. Anos mais tarde foi definido que a serpente deveria ter estrias pretas.

Para fazer então o download do símbolo da odontologia é simples. Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e depois em “Salvar imagem como…”

Um Comentário

  1. rafael gonçalves lima 13/08/2013

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018