O incrível caso de tártaro calculo gigante
Conheça o incrível caso de tártaro calculo gigante que dentistas brasileiros enviaram para o British Dental Journal. A paciente apareceu em uma clínica dentária na cidade de Varzelândia, Minas Gerais apresentando edema facial, dificuldade na mastigação, fala e deglutição.
Na anamnese, verificou-se que a paciente era uma mulher de 64 anos com o hábito de mascar tabaco, quadro de desnutrição e comprometimento cognitivo. Observou-se que a lesão evoluía há mais de 20 anos e a paciente nunca havia procurado atendimento odontológico. Exames de sangue, glicemia e pressão arterial apresentaram resultados normais.
No exame intra-oral, os dentistas verificaram uma massa extensa, esbranquiçada-marrom, de consistência endurecida, sem hemorragias, envolvendo os arcos maxilar e mandibular do lado direito e chegaram a suspeitar de uma lesão neoplásica. Os dentes apresentavam doença periodontal severa.
A paciente foi submetida ao tratamento periodontal completo e foi comprovada por exame histopatológico (biópsia) (foto) que a “massa” era na verdade um enorme bloco de cálculo / tártaro.
- Você pode ler o caso na íntegra clicando [aqui] .pdf
- Os dentistas brasileiros que enviaram o caso: C. Borges Pereira, H. Martelli-Júnior, D. Reis Barbosa Martelli, P. Rogério Ferreti Bonan.
Nossa, haja punho também! Belo (???) caso.
Dava para cobrar por quilo removido.
Impressionante! Isso é trabalho pra britadeira! O.O
[…] Um cálculo gigantesco, pra nenhum matemático ou periodontista botar defeito! –> OdontoBLOGia […]
Santo Cristo! mesmo sendo mãe de dentista fiquei passada.
o bom é que ela procurou ajuda ,realmente haja cureta e disposição ou seja muito trabalho
essa mulher deve ter pedido ao dentista o bloco de tártaro tirado da boca dela pra asentar ele no muro de sua casa.
E trataram-na?
Porque seria uma pena só citar o caso sem dar um fim nessa lesão.
“In this case, we removed the incred-ible size of the calculus and important oral function impairments associated with its presence. ”
Aida bem!