Quais os tipos de prótese dentária existentes?
Muitos pessoas tem dúvidas quanto aos tipos de prótese dentária existentes atualmente. Os pacientes tem uma certa dificuldade de diferenciar as próteses dentárias pois utilizam a nomenclatura popular e é importante o cirurgião dentista orientá-los ao máximo sobre seus tipos, vantagens e desvantagens.
A utilização das próteses acontece quando você perde um ou mais dentes ou até quando resta somente a raiz do mesmo. A perda de dentes é uma situação muito desagradável pois pode causar a movimentação dos dentes adjacentes, reabsorção óssea vários outros problemas.
As próteses dentárias servem para restabelecer a função mastigatória, fonética e estética das pessoas. Nesse sentido, abaixo explicaremos de forma básica sobre os tipos de prótese dentária.
Prótese Total ou Dentadura
Prótese total é aquela que só é utilizada caso o paciente não possua mais nenhum dente em boca. Os dentes de “mentira” são feitos em acrílico e existem diversas cores, formatos e tamanhos que o cirurgião dentista escolhe conforme referências passadas pelo paciente.
A prótese total ainda faz parte da rotina de trabalhos do cirurgião dentista. Muitos brasileiros são desdentados totais e por não terem condições de realizarem uma prótese dentária com auxílio de implantes acabam optando pela mesma.
Existem vários fatores que são decisivos para que a prótese total tenha sucesso. A técnica de confecção, condição dos rebordos remanescentes e habilidade do profissional. O passo-a-passo na confecção da prótese total é fundamental tanto da parte do dentista como do técnico no laboratório de prótese.
Prótese Parcial Removível (PPR – Roach)
A prótese parcial removível é aquela que é utilizada caso o paciente ainda possua um certo número de dentes em boca. As principais vantagens são a relação custo-benefício, reduzido desgaste em dentes hígidos bem como a fácil manutenção. Ela funciona com grampos, apoios, conectores e selas que tem desenhos e formatos específicos para cada caso.
Conforme a disposição dos dentes em boca existe uma classificação específica que determina o desenho que a prótese parcial removível terá. A liga metálica mais utilizada nestes tipos de prótese são as de cobalto-cromo (Co-Cr).
Prótese Flexível
A prótese flexível surgiu como uma alternativa as próteses parciais removíveis. A utilização de uma resina flexível tira a necessidade então dos grampos e demais estruturas feitas em metal o que melhora muito a estética.
As principais indicações das próteses flexíveis são:
- Para pacientes idosos,
- Como prótese provisória em casos de reabilitações,
- Mantenedores de espaço, entre outros;
Somente uma avaliação criteriosa do cirurgião dentista vai definir se o paciente está apto a utilizar uma prótese flexível de fato.
Próteses Fixas (conhecidas também como coroas ou pontes)
Este tipo de prótese pode ser unitária quando ocorre um processo de cárie muito destrutivo ao dente ocasionando a inutilização da coroa. O dentista é obrigado a realizar o tratamento endodôntico (tratamento de canal) e utilizar um pino intraradicular para posteriormente cimentar a prótese unitária.
Existe a prótese unitária que não necessita do tratamento de canal. Em casos em que o paciente possui muitas restaurações em um único dente o mesmo pode ser desgastado ou “preparado”. Em seguida é feita uma coroa totalmente nova com um material cerâmico.
A prótese parcial fixa utiliza dentes pilares. Assim, quando você perde um ou mais dentes completamente os adjacentes que sobraram são desgastados. Este desgaste vai servir para que estes sustentem os que vão substituir o que você perdeu. Por isso é comumente chamada de “ponte” pois como uma ponte necessita de pilares de sustentação.
Implantes Dentários
Os implantes são a melhor e principal alternativa quando avaliamos os diferentes tipos de prótese dentária. Como envolve um procedimento cirúrgico e protético o planejamento por parte do dentista deve ser minucioso. Os resultados são de fato excelentes. A prótese total também pode ser utilizada fixada com implantes (foto).
Para pesquisar sobre estudos científicos sobre os implantes dentários clique aqui.
Então, tirou todas as dúvidas? Não esqueça de utilizar os comentários.
[…] Conheça todos os tipos de prótese dentária do mundo! #exageromodeon –> OdontoBLOGia […]
amei as informações gostaria de ter novas informações quando houvesse novidade.
Ola, Gostaria de saber se é possivel confeccionar uma Protese total, porem sem o palato.Uma protese total mas com “cara” de PPR para deixar mais conforto no palato e paladar do paciente. Sera que isso é possivel sem causar danos ao paciente?
Aguardo.
Att
Cristiane
Prótese total superior sem palato nunca fiz e nunca ouvi falar. A área do palato é fundamental para a retenção da prótese por isso acho improvável que se tenha como confeccionar uma PT sem palato.
Obrigado.
GOSTEI MUITO DAS FOTOS BRIGADO MESMO JESUS TE PAGUE.
PREÇO TOTAL DA PRÓTESES SOBRE IMPLANTES
OLA AMIGO! EU OPTEI POR UMA PROTESE FLEXIVEL, E A DENTISTA ME DISSE Q NAO SE USA MAIS ISSO, QUE CALSA MAU HALITO, EM FIM ENVENTOU UM MONTE DE DEFEITOS! EU PRECISO SABER SE É VERDADE? E QUAIS OS BENEFICIOS E MALIFICIOS DESTA? DES DE JA OBRIGADO PELA ATENÇAO! AGUARDO RESPÓSTA VALEU!!!.
olá por favor me ajude, perdi 5 dentes na boca e tá me fazendo uma falta danada na parte superior perdi o nº5 e 14 e na parte de baixo perdi os nº 30,18e 19 quando eu era bem pequena,na parte de cima foi um canal errado q foi feito nos dois dentes ,ai usei o aparelho 5 anos para fecharo buraco mas não adinhatouo buraco continua a mesma coisa eos dois dentes da frentes continua abrindo mais,socorroeu não seimais com quem falar para dar uma solução definitiva nesse pobrema já q não posso sorrir mais tenho 35 anos me ajude o que eu devo fazer????
Procure um profissional, principalmente um especialista em reabilitação oral. Ele poderá resolver seu caso como um todo. Se em sua cidade ou região existe alguma universidade você pode aproveitar o serviço de profissionais de alta qualidade para resolver seu caso. Obrigado.
Fiz enxert no maxilar, foi feito 10 implantes(perdi um) e no inferior fiz 6. Gostaria q me dissesse qual o melhor material p a protese e se ela deve ser uma peça só ou pode ser dividida .E quais são os preços? Tenho 58 anos.
Que me aconselha fazer??
Agradeço a tenção.
gostaria de saber se tem como num Roach colocar ferrinho na frente do Roach,como se desse a impressão de ser um aparelho dentario,pode ser so o ferrinho na frente dele sem ter aqueles pininhos colorido,muito obrigada.
estou precisando trocar minha protse mais ´n sei qual melhor opção tenho muita vontade de fazer implantes mais tenho medo.como é o procedimento dessa protse sobre emplante
Tenho uma dúvida sobre a classificaçao de Kennedy para PPR.
Qndo a classe nao dofrer modificaçao, porque nao posso escrever a frase “sem modificaçao” ???
Exemplo: Classe II sem modificaçao.
BOA TARDE…..GOSTARIA DE INFORMAÇÕES SOBRE UMA PROTESE QUE ENCAIXA SOBRE OS DENTES, NÃO SEI QUAL É O MATERIAL, NEM COMO SE CHAMA….POR FAVOR ME INFORME.
eu sofrir um acidente e quebrei partes dos meus dentes ,
e vou ter q usar protes total na parte superior ,
eu queria q vc me informace qual seria a melhor dentadura com os menhores dentes, tipo assim mais parecidos com dentes naturais, por favor me ajuda
Peça pelos dentes TRILUX.
quem usa aprelho tem que tirar para poder passar por uma cirurgia ?
Depende muito do caso Adilson. Se o local onde for feita a cirurgia os braquetes atrapalharem será necessário remover pelo menos dos locais próximos ao local da cirurgia.
GOSTARIA DE SABER FIZ UMA PROTESE FIXA COM 4 DENTE E USANDO OS MEUS DOIS CANINOS E COM 10 dias quebrou e a minha dentista falou que não pode se responsabilisar quero saber se tem garantia!!!!
Olá,Boa tarde, gostaria de saber se possível a confecção de prótese inferior e superior em silicone ?
se houver probabilidade quais os prós e os contras (se fica bem ajustada se fixando com conforto,se causa mal hálito,se ao comer e beber pode haver infiltração ).
Grata pela atenção,
Qual prótese você fala? A flexível? A flexível tem dado bons resultados e agradado a muitos pacientes.
Boa tarde.
Fiz uma protese provisoria na parte superior. Minha dificuldade é falar, parece que tenho bala na boca.
A flexivel superior apresenta a mesma dificuldade? sabe me dizer a média de preços da flexivel.
Muito obrigada.
Boa tarde, gostaria de saber se quem perdeu vários dentes da frente, pode usar esta prótese flexível?
Grata
Perdi muitos dentes o que me causou problemas no maxilar ele fica estalando e os meus dentes estão tortos queria saber se posso usar protese flexível?
Boa Noite,
eu uso aparelho para correção dos dentes neste mes vou retirar depois de 3 anos e pretendo colocar um Rouch por uma ausensia de um dente de mastigação no lado direito a pergunta é se eu colocar este provisorio depois posso colocar um implante pq esta caro demais agora abraço!!
Boa tarde, minha mãe pôs a prótese com grampos, é normal doer no começo? pois ela não está conseguindo comer, e neste caso quanto tempo dura, em média, esse incômodo?
Perdi um dente e gostaria de saber em media quanto custa para fazer um implante.E qual procedimento é o melhor ja que colocarei aparelho?
preciso de uma dentadura e não tenho dinheiro.. onde posso ter uma gratuita?
quero um implante!! 🙁
OLA BOA NOITE SOU PROTETICO E FIZ UMA PT FLEXIVEL E SEM PALATO COM METAL FICOU MUITO CONFORTAVEL E BEM FIRME
ola Frank eu perdi um dente do meio E esta se fechando qual Protese você me recomendaria
Olá!
Quero saber quanto fica essa prótese flexivél?E se posso usá-la,já que me falta quatro dentes superior e três inferior,e estéticamente fico com um pouco de vergonha de sorrir por causa dos ferrinhos que aparecem.Obrigada.
Boa noite estou fazendo um tratamento dentario e tenho que colocar uma protese total so tenho 2 dentes e aconselhavel colocar uma protese flexivel, so com 2 dentes? Qual o valor? obrigado desde já
Com poucos dentes assim eu não recomendaria. Obrigado.
ola boa noite!!
eu tenho 28 anos, perdi 3 dentes da frente da parte superior aos 14 anos e recentemente perdi mais um, todos da parte superior da frente entre os caninos, vc me aconselha a fazer uma protese fixa usando os caninos?? qual melhor material?? tenho medo de perder meus caninos ou que eles quebrem como os da amiga acima!! me ajude por favor! obrigada
Boa noite,perdi 2 dentes que fica do lado da boca e aparece quando dou um sorriso um pouco mais largo,queria que me dissesse qual das próteses e a mais indicada detalhe e menos aparente possível desejo que fique o mais natural possível.Obrigada
Implantes são a melhor escolha para repor dentes mas existem outros tipos… procure seu dentista de confiança.
Pode fazer a prótese fixa usando os 2 caninos sim. Procure também por implantes dentários que vão preservar os caninos.
Procure um CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) em sua região.
Difícil dizer somente pelo que você escreveu. Procure um dentista e faça uma avaliação.
É normal doer no começo. Em 7 dias já se acostuma melhor, mas caso as dores não passem procure o dentista para aliviar um pouco os grampos.
Pode. É importante preservar o espaço para a posterior colocação do implante.
Procure seu dentista. Existem alternativas melhores para seu caso.
Essas proteses de metal são detectadas nos aparelhos do aeroporto? vou ter q mostrar q uso?
gostaria de saber se quem tem4 dentes na parte superior 2 de um lado e dois do outro e usa ponte movel, tem com fazer umplante sem tirar esses dentes , e qual a diferença de pino curto para outros pinos
obrigada
Sim, é possível.
Bom dia, to com perda óssea avançada nos dentes de cima meu dentista falou que vou perder esses dentes e não vou poder colocar implantes e alguns dentes precisa de correção ortodondica o que fazer com essa situação complicada queria uma solução segura e satisfatória o brigado
para quem retirou todos os dentes superiores é viável dentaduras flex ou de acrilico?
boa noite frank,meu nome e rosemary tenho41 anos estou com um grave problema nos meus dentes.pois posso perdelos um a um estou com uma bacteria na gengiva que esta fazendo os meus dentes cairem.estou com 4 ja balançando um esta para tirar que e o 32,nao tenho osso na gengiva por isso nao dar para fazer nada.a minha dentista orientou colocar uma ppr provisoria.vai resolver onde posso fazer uma que nao precise pagar,pois estou desempregada nao tenho condiçao de pagar.moro no espirito santo consigo em universidade.obrigada
bom dia doutor pq perdie oito dentes de cima gostaria que vc mim desse uma resposta qual melhor resultado protese fixa ou a movel.
ola dr. tenho 53 anos ,tenho que extrair meus dentes todos, devido periodontite,mais a maioria e pivô, estão moles,sempre tive dificuldade com rothc apesar de usar. mais vou precisar de uma pt. quais as melhores opções em relação a conforto e estética. melhores dentes, ouço falar sobre prótese com cacterização.obrigada posso extrair seis no mesmo dia? shirley
Procure universidades ou numa unidade básica de saúde que te encaminhe para um Centro de Especialidades Odontológicas.
acrílico com certeza
oiie gostaria de saber se tem como fazer uma prótese para colocar um dente canino que eu não tenho e se fica perfeito aparentemente? obg
tenho só os 2 caninos da parte superior , quero fazer uma prótese mais não quero q aparasse os grampos , quero estéticas, qual e a melhor prótase q faço ?
Preciso saber qual a protrese mais indicada para o meu caso.Passei 3 anos num tratamento ortodontico.Como faltava alguns dentes usei uma protese provisoria.Agora q retirei o aparelho ortodontico preciso fazer uma nova protese qual a mais indicada? Ponte ou roach?
Boa tarde !! Tive a perda de um dente só que no momento não tenho condições financeiras de colocar um implante . Gostaria de saber se posso colocar coroa ou ponte? Tenho um plano odontológico que cobre a coroa posso colocar essa tal coroa?
Tenho apenas 4 dentes superiores. Os dois da frente 1 vizinho do da frente e pula o canino o próximo. Gostaria de saber se é possível fazer uma prótese fixa sobre os pinos pois os 3 dentes da frente já possui tratamento de canal e o quarto poderia desgastar para cimentar a dentadura. Será que é possível?
Grato
Ola fiz um tratamento de canal e depois de 3,meses meu dento começou a quebrar e acabou q hoje nao twnho mais ele so sobroj o buraco do mesmo teria como por um outro dente no local q seja preso nos meus outros q eu tenho ???
Devido a problemas de saúde, precisei extrair todos os dentes superiores e inferiores, isso ocorreu ha um mês e, ainda estou usando prótese total superior e inferior, (dentaduras) provisória. Sinto muito incomodo ao mastigar, falar e sinto dores quando preciso removê-las para higienização e repô-las à boca. Após o período de mais um mês (período estipulado pela cirurgiã dentista) terei que fazer as próteses “definitivas”. Gostaria de saber se no meu caso é recomendado o uso das próteses flexíveis ou semiflexíveis com os “dentes” em porcelana (porcelanato), levando em consideração o que disse anteriormente (dores, incomodo, etc) e a minha idade, pois tenho trinta e seis anos.
Desde já agradeço e aguardo a resposta.
perdir alguns dentes superiores em um assindente qual a melhor protese q vc me indica
Passei por uma cirurgia onde foram feitas vinte e duas exodontias – superior e inferior – ainda estou usando próteses superior e inferior “provisórias” acrílicas há trinta e dois dias mas, não estou conseguindo me adaptar, pois a rigidez machuca a gengiva.
Quero saber se no meu caso, aos trinta e seis anos, seria melhor, para adaptação, mastigação, para a fala e até mesmo por uma questão de estética o uso das próteses totais em silicone?
Uma vez que não tenho condições para colocar próteses sobre implantes.
Desde já agradeço pela resposta.
A adaptação às próteses para muitos pacientes não é nada fácil. Procure seu dentista e procure a melhor alternativa para o seu caso. Abraço.
Talvez sim. Procure um dentista para verificar a possibilidade da utilização de prótese fixa.
gostaria de saber se tem como colocar uma ponte sem o ceu da boca,ou se tem outra maneira
Boa Noite Dr. Frank. Eu estou extraindo os dentes de cima ainda e só restarão 4 dentes em cima. Gostaria de saber qual a prótese mais indicada no meu caso pois só me restarão 3 molares e um canino. Estou perdida, conversei com o dentista que esta fazendo a exodontia e ele desaconselhou a Flexível, que eu achava ser a mais confortável. Não sei o que fazer agora… Tem como voce me orientar? Obrigada!
Extrai um dente e vou colocar uma prótese removível flexivel, quanto tempo tenho que esperar para colocar esta prótese e cicatrização da região do dente extraído ???
Gostaria de saber a respeito da prótese flexível , tenho muitas duvidas. É confiável?
Perdi um dente da frente posso quais são as soluções neste caso sem implantes°
Difícil responder sem te examinar. Procure seu dentista. Obrigado e boa sorte.
Eu estou em dúvida em tipos de prótese porq quero uma q não perceba muito estou muito em dúvida.
Oque devo fazer em quatro dentes em cima?
Boa Noite Doutor!
Há 03(três) anos perdi meus dentes superiores. E desde então, sofro com as próteses. Eu não consigo fixá-las na boca. Uso sempre pastas adesivas. Mas estou tendo problemas com enjoos constantes. Fui em uma clínica semana passada e a dra. sugeriu uma prótese de silicone. O problema Doutor é que é que visitei alguns sites e os mesmo dizem que este tipo de material não é apropriado p/prótese total. Estou com medo de fazer e gostaria da opinião do senhor. Desde já agradeço as atenções que me forem dispensadas!
Oi Doutor, em primeiro lugar uma ótima tarde.
Sabe a quatro anos perdi meus dentes superior e desde então, vivo o dilema com próteses dentárias. Semana passada, fui me consultar com um dentista e ele me indicou a prótese flexivel. Disse que talvez a minha adaptação seria mais aceitável. O que senhor acha?
Oi gostaria de saber me falta os quatro dentes da frente na parte de baixo , uso aquela prótese com metal mas não gosto ,será que eu poderia usar essas que parecem ser transparentes e sem metal.
Boa Tarde Doutor; Há três anos tive que extrair meus dentes superiores, e deste então, venho lutando para adaptação de PT. Fui a consulta de um dentista e ele me indicou a prótese de FLEX. É recomendável no meu caso ?
Perdi um dente canino, seria possível colocar uma peça flexível? No momento não tenho condições de fazer um implante.
perdi 5 dentes e queria por um protese fixa d encaixe com implantes, tem como ??
Gostaria de saber quanto tempo dura protes flexível se realmente da mal cheiro como as pessoas dizem
Tem como a protese provisoria superior ser com a palato fininha?
Porque assim incomodaria menos.
Obrigada
Boa noite, gostaria de saber o que é uma prótese extra ROL?
Boa noite!
Dr.para quem perdeu todos os dentes superiores ,pode colocar uma PT de acetato?
Talvez a melhor alternativa para você sejam os implantes dentários.
Tenho próteses inferior e superior preciso troca-las pois já estão me machucando pelo desgaste. Estou em duvida qual seria a melhor??? O dr. Pode m ajudar???
Gostaria de saber qual e a melhor prótese a que vai até a metade do céu da boca ou aquela que como o formato da dentição falta vários dentes em lugares diferentes na parte de cima e tenho broxino obrigada
Gostaria de uma orientação: recentemente mudei a minha prótese removível. E soube hoje através de uma avaliação de um dentista que eu vou precisar extrair 2 dentes na região que está instalada esta prótese, principalmente na parte dos fundos. Esta prótese é da parte superior da arcada dentária. Então, gostaria de saber se há possibilidade de extrair estes dois dentes e manter esta prótese provisoriamente e trocá-la após cicatrização da gengiva. fico no aguardo. Grato!
Boa Tarde. Sem examinar você fica difícil dar qualquer indicação. Procure um dentista de confiança e informe-se.
Oi. Tirei molde pra uma prótese, os 4 últimos dentes superior que serão extraídos com um cirurgia devido ter só resto e a raiz do dente, e um incisivo central, que no caso ficarei sem os dois. A dentista falou que vai extrai-los e colocar a pt no mesmo dia, e estou com mt medo. perguntei pra ela se iria ter grampo e ela disse que nao. Vc acha que ela vai prender ela nos dentes do lado ou vai fixar? disse que terá que ficar acochando depois…. pq na sua concepção de dentista, pq ela escolheu extrair 5 dentes num dia só e colocara protese no mesmo dia? Vai doer?Estou com mt medo. Abraços
[…] de próteses ou dentes com tratamento de […]
[…] Conheça os modelos de In Ceram e suas variações / indicações em prótese: […]
[…] Assim, para outras informações sobre próteses escrevemos um post sobre vários tipos de próteses. […]
[…] incluindo exodontias simples, tratamento periodontal básico, restaurações, tratamento de canal, próteses e etc. Se possível, tratamentos mais prolongados e extensos devem ser programados após a […]
Tive que estrai três dentes da frente e substituir com uma prótese mas não estou conseguindo me acostumar parece que fica estranho o céu da boca e não consigo mastigar nada isso é normal nesses casos
[…] higienizar dentes com próteses parciais fixas (pontes […]
[…] procurar atendimento seu dente pode ir quebrando cada vez mais, ter que fazer tratamento de canal, prótese dentária ou em casos extremos ter que arrancar o […]
[…] em praticamente todas as disciplinas utilizam-se desse material para auxiliar no diagnóstico, planejamento e tratamento dos […]