Tratei o canal e o dente quebrou. O que fazer?

Um questionamento que sempre recebemos nas redes sociais ou no consultório é: Doutor, tratei o canal e o dente quebrou. O que devo fazer e porque isso acontece?

Quando um dente é submetido ao tratamento de canal o dentista é obrigado a fazer uma certa quantidade de desgaste no mesmo para atingir a câmara pulpar e o canal (ou canais dependendo do dente).

Sempre buscamos desgastar o mínimo possível do dente mas muitas vezes os dentes tem cárie e o desgaste acaba sendo maior. Obviamente esse desgaste acaba deixando a estrutura do dente mais fragilizada.

É importante salientar que não é somente a questão do desgaste que fragiliza o dente. Perder a polpa dentária elimina células importantes que nutriam o dente tornando-o mais resistente e menos “friável”.

Sequência simplificada de um tratamento de canal em dente Molar. via

Tratei o Canal e o dente quebrou. O que fazer?

Após o tratamento de canal finalizado é obrigatório fazer uma restauração do dente para preencher o desgaste que foi feito para acessar a polpa (nervo) do dente.

Tratei o canal e o dente quebrou

Dente com coroa fraturada

Dependendo da extensão do desgaste é feita uma restauração com ionômero de vidro + resina composta por exemplo. Em cada caso o dentista utiliza técnicas para que o dente e a restauração tenham a maior longevidade possível.

Se seu dente quebrar procure imediatamente o dentista. Ou será feita uma nova restauração ou dependendo do caso seja necessário realizar uma coroa protética com pino núcleo metálico fundido, fibra de vidro etc..

É importante que logo que o tratamento de canal for concluído seja realizada a restauração definitiva. Assim, micro-infiltrações (com consequentes cáries) e possíveis fraturas são evitados.

Existem diversos tipos de fratura e diversos tipos de tratamento. Somente seu dentista de confiança poderá definir qual a melhor forma de tratamento. Portanto nada de desespero se “Tratei o canal e o dente quebrou”.

10 Comentários

  1. Taissa Inamônico
  2. monica
  3. Maria doi Socorro B. Bramont
  4. Elenizia Da Conceicao Moreira candido
  5. ROSA DIAS
  6. Melany
  7. Bianca

Faça sua pergunta