Trismo: A limitação na abertura da boca

Trismo e a limitação na abertura da boca

O Trismo pode ser definido resumidamente como uma limitação na abertura da boca. Alguns estudos científicos definem que se o paciente não consegue abrir a boca mais de 35mm pode estar de fato com esta condição. Pode ocorrer de 1 a 6 dias após o procedimento e o grau de desconforto é considerado leve.

Trismo

Dificuldade de abrir a boca e desconforto são comuns após extrair um dente

Quando ocorre?

Pode ocorrer então nas seguintes situações:

  • Após extrações dentárias: Normalmente ocorrem após extrações de terceiros molares inferiores. Acredita-se que surja devido a síntese e liberação de prostaglandinas bem como outros mediadores químicos da dor. Se difundem pelos músculos da mastigação dificultando a abertura adequada da boca;
  • Devido a múltiplas injeções anestésicas;
  • Hemorragia (sangue em grande quantidade extravascular podem causar irritação tecidual);
  • Problemas articulares como: osteoartrites, artrites reumatóides, fibroses, anquiloses.

Em pacientes submetidos a tratamento oncológico…

Pacientes submetidos a tratamentos de câncer de boca e orofaringe podem ter trismo devido a restrição da mobilidade articular. Assim, os que se submetem à radioterapia também. Essa limitação em alguns casos pode ocorrer de forma aguda ou até tardia. Sua presença gera uma série de dificuldades funcionais levando assim a uma alteração na qualidade de vida do paciente.

O que fazer se não conseguir abrir a boca?

Primeiramente relate ao seu dentista de confiança o que você está sentindo. As prováveis orientações serão as seguintes então:

  • Terapia pelo calor (toalhas quentes / úmidas por 20 minutos de hora em hora);
  • Lavagens com solução salina morna (1 colher de chá de sal em 350ml de água morna. Deixar a solução em contato com a área afetada por alguns minutos e cuspir);
  • Medicação analgésica;
  • Relaxantes musculares (Diazepan, por exemplo);
  • Fisioterapia (Abrir e fechar a boca por 5 minutos a cada 3 ou 4 horas. Mascar chicletes sem açúcar também pode ajudar);

O desconforto pelo trismo pode durar no máximo por 6 semanas. Portanto, caso a dor não regrida procure novas orientações com seu dentista.

Referências:

Malamed, Stanley F. Manual de anestesia local / Stanley F. Malamed; [tradução Fernando Mundim…et al.]. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

Prevalência e caracterização do trismo em pacientes tratados por câncer de cabeça e pescoço. Gonçalves, Mayara.São Paulo; s.n; 2014. 134 p. ilus, tab, graf.

Nenhum Comentário

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018