Tumor de Warthin: causas, sintomas e tratamento - odontoBLOGia

Tumor de Warthin: causas, sintomas e tratamento

Tumor de Warthin

O tumor de warthin é uma neoplasia benigna das glândulas salivares. O predomínio de sua localização é nas glândulas parótidas. Pode também ser encontrado na literatura científica pelos nomes cistoadenoma papilífero linfomatoso, cistoadenolinfoma e adenolinfoma. Foi relatado inicialmente pelo patologista Alfred Scott Warthin.

Características:

Tumor de Warthin em parótida com rosto inchado

Aspecto da lesão

A teoria mais aceita para o surgimento do Tumor de Warthin é a partir dos ductos salivares aprisionados nos linfonodos intraparotídeos durante a sua formação ou glândulas heterotópicas (tecido em local onde não é comumente encontrado).

O tumor de warthin tem uma predileção pela glândula parótida. A localização preferencial é a sua porção superficial em 90% dos casos.

É uma lesão nodular indolor ou pouco dolorosa. O paciente sente o rosto inchado e pode relatar zumbidos, dor na orelha e até surdez. O tamanho é variável podendo ser de poucos milímetros até centímetros (2 a 4cm).

Quando ocorre:

Ocorre mais comumente em indivíduos entre os 58 e 70 anos de idade. Está mais presente em homens e em pessoas que tem o hábito de fumar. Afeta a glândula parótida na grande maioria dos casos de forma unilateral.

Tratamento:

O tratamento ideal é o cirúrgico para a remoção da glândula salivar (parotidectomia superficial). A taxa de reincidência é baixa. Muitos autores relatam que é importante o paciente se submeter a consultas de controle anuais.

Complicações pós cirúrgicas são raras mas podem ocorrer. A perda parcial da mobilidade (paresia) do lóbulo da orelha e alteração do contorno facial no local operado devido a remoção da glândula. A sindrome de frey (sudorese ou vermelhidão durante o ato mastigatório) pode ocorrer. É importante um cuidado bastante elevado com a ferida cirúrgica para evitar infecções.

Como é muito próxima do nervo facial na região operada pode causar a paralisia ou paresia do nervo na maioria dos casos de forma temporária.

Para pesquisas científicas sobre o tumor de warthin clique aqui.

 

Um Comentário

  1. MA 26/06/2018

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018