Ulectomia e Ulotomia: o que são estes procedimentos

Ulectomia e Ulotomia: saiba as diferenças

A ulectomia é um procedimento cirúrgico realizado pelo dentista em casos onde não ocorre uma erupção dentária espontânea. O objetivo é remover os tecidos que revestem a região oclusal ou incisal da coroa dentária de um dente de leite ou permanente que não irromperam (nasceram).

Assim, o caminho fica livre para que o dente ocupe seu lugar na arcada dentária. Dessa forma em dentes parcialmente irrompidos o procedimento também pode ser realizado.

Na ulotomia é feita apenas uma incisão (corte), sem remoção de tecido gengival, visando facilitar a vinda do dente.

Quais as indicações?

Após um exame clínico e radiográfico detalhados o cirurgião dentista está apto a indicar ou não o procedimento. Normalmente, a área onde o dente está “para nascer” fica mais volumosa e com uma coloração mais esbranquiçada ou pálida. No raio x a raiz do dente deve possuir até dois terços de sua raiz formada.

Se for observada uma camada óssea recobrindo o dente ou quantidade de raiz insuficiente o procedimento então não é indicado.

Ulectomia e Ulotomia

Fibrose gengival dificultando a vinda do dente permanente

A ulectomia esta indicada nos casos em que ocorre um retardo na erupção dentária. Pode ser realizada também na prevenção da pericoronarite muito comum em região de dente siso (terceiro molar).

É indicada também em casos de cisto de erupção (hematomas de erupção). Nesta condição então ocorre um acúmulo de líquidos na região que acabam por gerar dor e desconforto. Assim, ocorre uma drenagem e o caminho fica livre para o dente.

Como é feita a Ulectomia afinal?

  • Antissepsia intra oral com clorexidina;
  • Anestésico tópico;
  • Anestesia local infiltrativa;
  • Incisão com bisturi 15 (pode ser realizada utilizando bisturi a laser ou elétrico);
  • Remoção do tecido gengival e exposição do dente;
  • Não é necessário pontos (sutura);
  • Irrigação local com soro fisiológico;
  • Tamponamento com gaze e medicação analgésica;
  • Retorno em 7 dias;

Havendo a correta indicação, a ulectomia ou a ulotomia devem ser realizados pois se for adiada o ápice da raiz pode encurvar e o espaço para a correta irrupção diminuir.

Assim uma recuperação de espaço com aparelho ortodôntico é inevitável.

2 Comentários

  1. Viviane Ramalho 20/09/2018
  2. Frank Botega 20/09/2018

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018