Ulectomia e Ulotomia: saiba as diferenças
A ulectomia é um procedimento cirúrgico realizado pelo dentista em casos onde não ocorre uma erupção dentária espontânea. O objetivo é remover os tecidos que revestem a região oclusal ou incisal da coroa dentária de um dente de leite ou permanente que não irromperam (nasceram).
Assim, o caminho fica livre para que o dente ocupe seu lugar na arcada dentária. Dessa forma em dentes parcialmente irrompidos o procedimento também pode ser realizado.
Na ulotomia é feita apenas uma incisão (corte), sem remoção de tecido gengival, visando facilitar a vinda do dente.
Quais as indicações?
Após um exame clínico e radiográfico detalhados o cirurgião dentista está apto a indicar ou não o procedimento. Normalmente, a área onde o dente está “para nascer” fica mais volumosa e com uma coloração mais esbranquiçada ou pálida. No raio x a raiz do dente deve possuir até dois terços de sua raiz formada.
Se for observada uma camada óssea recobrindo o dente ou quantidade de raiz insuficiente o procedimento então não é indicado.
A ulectomia esta indicada nos casos em que ocorre um retardo na erupção dentária. Pode ser realizada também na prevenção da pericoronarite muito comum em região de dente siso (terceiro molar).
É indicada também em casos de cisto de erupção (hematomas de erupção). Nesta condição então ocorre um acúmulo de líquidos na região que acabam por gerar dor e desconforto. Assim, ocorre uma drenagem e o caminho fica livre para o dente.
Como é feita a Ulectomia afinal?
- Antissepsia intra oral com clorexidina;
- Anestésico tópico;
- Anestesia local infiltrativa;
- Incisão com bisturi 15 (pode ser realizada utilizando bisturi a laser ou elétrico);
- Remoção do tecido gengival e exposição do dente;
- Não é necessário pontos (sutura);
- Irrigação local com soro fisiológico;
- Tamponamento com gaze e medicação analgésica;
- Retorno em 7 dias;
Havendo a correta indicação, a ulectomia ou a ulotomia devem ser realizados pois se for adiada o ápice da raiz pode encurvar e o espaço para a correta irrupção diminuir.
Assim uma recuperação de espaço com aparelho ortodôntico é inevitável.
Quanto custa em media pra fazer uma ulectomia?
Muito difícil responder… varia muito de profissional.
O que posso afirmar é que no serviço público, universidades ou cursos de especialização você consegue realizar esse procedimento gratuitamente.
[…] gengiva espessa dificultando com que o dente permanente irrompa. Nestes casos será necessário realizar uma ulectomia ou ulotomia. Já comentamos sobre esta técnica nesse post. […]
[…] gengiva espessa dificultando com que o dente permanente irrompa. Nestes casos será necessário realizar uma ulectomia ou ulotomia. Já comentamos sobre esta técnica nesse post. […]
Quando devo decidir por uma extração e não mais por uma ulectomia em um terceiro molar de um paciente com 26 anos?
O dentista vai avaliar radiograficamente e clinicamente a melhor alternativa.