O que é Xylitol ou Xilitol? Quais seus benefícios para os dentes?

O Xylitol ou Xilitol é um carboidrato de ocorrência natural, que é produzido de fontes naturais como a bétula. É amplamente encontrado na natureza em frutas e hortaliças. Também é produzido no corpo humano como parte do metabolismo normal da glicose.

Xylitol ou Xilitol

 

Mais informações sobre o Xylitol ou Xilitol

Sendo livre de açúcar (‘sugar free’) e tendo reduzidas calorias, apesar de ser doce como a sacarose, o xylitol tem encontrado aplicação em inúmeros produtos como edulcorante.

Entretanto, não é metabolizado da mesma maneira que os carboidratos normais e tem 40% menos calorias que a sacarose, com valor calórico de apenas 2,4 kcal/g, na legislação brasileira.

Os benefícios dentais do xylitol foram inicialmente estudados na década de 70, como um substituto total à sacarose. Este estudo, conduzido pela Universidade de Turku, Finlândia, foi o primeiro a demonstrar que o xylitol não era cariogênico.

Uma vez que sua substituição total da dieta à sacarose resultou em um aumento na incidência de cáries praticamente nulo, enquanto que os indivíduos no grupo controle (com consumo de uma dieta regular) tiveram um aumento médio de cáries de 7,2.

Pesquisas sobre o açúcar

O xylitol tem sido o foco de muitas pesquisas no campo de saúde dental por mais de 30 anos. Durante este período, sua funcionalidade e benefícios dentários foram comprovados em todas as ocasiões.

Alguns destes estudos demonstraram que o xylitol inibe seletivamente o crescimento de S. mutans. Assim, resultando na diminuição dessas bactérias cariogênicas na placa, ou seja inibindo seu crescimento e facilitando a sua remoção no ato da escovação diária.

Entre os outros benefícios podemos citar:

  • Modulador Bacteriológico (a flora oral fica com um número maior de bactérias menos virulentas);
  • Efeito Cariostático (quanto maior a frequência do uso ocorrem reduções na incidência de cáries na ordem de 40-100%);
  • Xerostomia (alívio nos sintomas da xerostomia);

A higiene oral diária, como a escovação com creme dental, bochecho e o uso de fio não devem ser abrandados. O uso regular de produtos que contenham xylitol, tais como gomas de mascar, mentas e balas podem ser coadjuvantes a essas práticas, na medida que oferecem proteção ao longo de todo o dia.

Um Comentário

  1. viviane 01/10/2014

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018